[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a tarde de ontem, quinta-feira, telespectadores de todo Brasil participaram de uma Teleconferência de Capacitação Mapa da Criança e do Adolescente 2006, promovida pela fundação Abrinq, onde os municípios que participam da Rede Prefeito Amigo da Criança e do Adolescente foram orientados sobre o processo de avaliação da gestão 2005/2008. O evento aconteceu no auditório do Senac Sergipe.

A teleconferência foi televisionada ao vivo para mais de 200 pontos em todo país, que integram a Rede Prefeito Amigo da Criança e que têm um ponto de recepção da STV – Rede SescSenac de Televisão. Os telespectadores puderam formular perguntas e enviar sugestões por telefone e e-mail.

Para Sergipe, a discussão foi transmitida para os municípios de Aracaju, Itabaiana, Tobias Barreto, Lagartos e através de três unidades móveis da carreta escola. Os participantes acompanharam o programa através da cidade de Vila Mariana (SP), apresentado pelo jornalista Wellington Oliveira.

No programa foram discutidas as gestões democráticas de cada cidade e as ações de cada prefeitura, voltadas às crianças e adolescentes da cidade. De acordo com a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professora Fátima Maynard, “Aracaju já participa dessa gestão através do Conselho Escolar, onde a sociedade civil, pais, alunos, professores e moradores da comunidade participam de eleições para definir quais serão os administradores de cada escola municipal”.

Para a articuladora municipal do Programa ´Prefeito Amigo da Criança´, a assistente social Marta Maria Gama, esse trabalho é uma oportunidade para diagnosticar, “as ações voltadas para os jovens, investindo, qualificando e priorizando, esses meninos e meninas que serão o futuro do nosso país”.

Na gestão 2001/2004 do prefeito Marcelo Déda, Aracaju recebeu o selo da Fundação Abrinq. “A meta agora é receber esse selo novamente, já que este selo é a garantia dos bons resultados desenvolvidos pela administração, através de conselhos tutelares, juizado de menores, todos os artifícios que oferece garantia as crianças”, ressalta a articuladora.

O trabalho será desenvolvido em duas etapas, com o objetivo de avaliar quais os municípios que irão receber o selo. No primeiro instante será feito um diagnóstico, percebendo como vem agindo o prefeito diante da sociedade civil. Na segunda fase, em 2008, serão apontados os resultados finais e a lista dos municípios qualificados para receber o selo. O selo garante a qualificação da gestão pelos direitos da criança e do adolescente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.