PMA investe na inclusão de pacientes com transtornos mentais
A implantação de serviços substitutivos a rede hospitalar, dos quais os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) servem de grande exemplo, representam um marco na luta para a reforma psiquiátrica na capital sergipana. Atualmente, a rede de Saúde Mental de Aracaju é composta por cinco Caps, sendo que dois deles funcionam 24 horas, três ambulatórios de referência dentro do Programa Saúde da Família (PSF), que estão preparados para atender usuários com esse tipo de transtorno, e mais uma Urgência Psiquiátrica, primeira no Estado, que funciona no Hospital São José.
Integração social, o direito à liberdade e cidadania são os objetivos principais dos Caps. Situando-se fora do manicômio, os CAPS oferecem acolhimento, vínculo, responsabilização e produção de autonomia. Através de atividades terapêuticas, individuais e em grupo, atividades externas, como passeios e outros eventos, e oficinas de reabilitação, com atividades culturais e esportivas, os CAPS se constituem como importantes centros para inclusão social de indivíduos com transtornos mentais.
Esta iniciativa constitui em uma importante consolidação para o fortalecimento da atual política pública de saúde mental, que tem como princípio a organização dos cuidados, pautada na humanização da assistência e no exercício da cidadania dos portadores de sofrimento mental.
PROGRAMAÇÃO
Dia 15 – Abertura
Horário: 17 horas
Local: Shopping Riomar
* Apresentação da atriz Diane Veloso com a performance “Minha Loucura Minha”.
Dia 16
Oficina do corpo, Oficina do mosaico,oficina de bonecas.
Dia 17
Oficinas de: Artes plásticas, do Mosaico, do Corpo, Educação Física e bijuteria.
Dia18
Encerramento das oficinas com a entrega de certificados e apresentação do Grupo Iacema do (Cepes)[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- PMA investe na inclusão de pacientes com transtornos mentais – Fotos: Ascom/SMS