[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A aposição de flores no Obelisco em homenagem a Ignácio Barbosa, fundador de Aracaju, tornou-se uma tradição do Governo Municipal em comemoração ao aniversário da cidade que esse ano completa 151 anos de existência no dia 17 de março. A data refere-se à mudança da capital sergipana de São Cristóvão para Aracaju, realizada no ano de 1855. Inácio Barbosa traçou o rumo da nova capital, Aracaju, pela construção da Estrada Nova, que ligava o povoado do Santo Antônio do Aracaju até a região mais baixa, onde começou a ser implantada a cidade – entre a região da Olaria e do Tramanday.

A homenagem a ser feita pelo prefeito Marcelo Déda e pelo vice Edvaldo Nogueira será realizada amanhã, 17, às 10 horas, na praça que leva o nome do fundador da capital, situada na avenida Ivo do Prado. Este ano 160 alunos das escolas municipais Professor Laonte Gama, Santa Rita de Cássia, Manoel Bonfim e Presidente Vargas estarão participando da solenidade. O coral da escola Presidente Vargas, “Canto do Aribé” vai estar se apresentando no local. Um dos alunos vai entregar ao prefeito Marcelo Déda a tocha para acender uma pira, simbolizando a vida da cidade e a memória de seu fundador.

“Manter a capital em São Cristóvão e o porto às margens do rio em Aracaju era um luxo excessivo e Ignácio Barbosa, com sua visão de estadista, percebeu a necessidade de construir uma capital que unisse o simbolismo do poder político à pujança real do poder econômico. Isso para que Sergipe cumprisse seu sonho de autonomia e não se dissolvesse na gigantesca Bahia”, lembra o prefeito Marcelo Déda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.