[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Hoje é Dia Mundial do Urbanismo e a capital sergipana tem muito o que festejar. A cidade, nos últimos anos, passou por grandes modificações estruturais que resultaram em uma maior organização urbana e melhor qualidade de vida para o aracajuano, tanto é que foi considerada a capital nordestina da qualidade de vida, de acordo com pesquisa realizada ano passado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o IBGE.

Toda a nova configuração da capital foi viabilizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que melhorou o fluxo de ciclistas com as novas ciclovias, o trânsito com o recapeamento imediato nas vias, a construção de encostas em alguns bairros, a limpeza e a jardinagem de praças e canteiros.

Dentre as ações mais importantes da Prefeitura, estão a urbanização de bairros inteiros como os loteamentos Ângela Catarina e Manoel Garçom (bairro Jardim Centenário), Anchietão e Estrela do Oriente (Bugio), Planalto (Veneza), onde foram utilizados quase 200 km de pavimento em paralelepípedo. “Em algumas ruas do bairro São Conrado foram construídas redes de esgoto e estação elevatória. Já no bairro Cidade Nova, foi feita a contenção das encostas”, destacou o presidente da Emurb, engenheiro Valmor Bezerra.

Além disso, a PMA fez todo um trabalho de reurbanização dos bairros Coroa do Meio e Santa Maria, que passaram por um processo de revitalização para levar dignidade a todos os moradores daquela região. Paralelo a esse trabalho, a cidade ia ficando mais bonita com o colorido invadindo as praças e os canteiros, todos reformados e bem cuidados para deixar a beleza florir em cada canto da cidade.

Cidade elogiada por moradores e turistas, Aracaju é vista como menina florida e organizada. É o caso do coreógrafo Hamilton Marques, que observa a Aracaju de hoje, compara o aspecto de alguns anos atrás, e percebe o quanto a mudança foi essencial. “Houve uma melhora na estrutura do trânsito, a arborização aumentou, o recapeamento está muito bom em relação a outras cidades do Nordeste, por isso que merece o título de ‘cidade jardim’”, disse.

A construção de ciclovias em avenidas movimentadas da cidade também foi uma ação impactante realizada pela Prefeitura de Aracaju. Para a psicóloga Priscila Marques Cardoso, que passeia de bicicleta na 13 de Julho, a divisão entre ciclistas e pedestres, ciclistas e condutores de veículos, foi muito proveitosa. “Sou do Rio de Janeiro e vim morar em Aracaju porque aqui é uma cidade tranqüila, onde o ritmo de vida é saudável e eu posso levar meus filhos para qualquer lugar sem tantas preocupações”, comentou Priscila.

A aracajuana que aguardava um ônibus, Sonia Cristina Barros, garante que todo o projeto de urbanização foi importante para Aracaju. “Com as ciclovias, o fluxo de pedestres, ciclistas e veículos ficou muito mais organizado. O recapeamento também influenciou na melhoria do trânsito. Tudo melhorou 100%”, afirmou a empregada doméstica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.