[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde a manhã de ontem, dia 05, a Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, está realizando a Campanha de combate à mendicância e ao trabalho infanto-juvenil. A abordagem está sendo desenvolvida nas áreas do centro comercial, rodoviária velha, Shopping Jardins, Batistão, Av. Gonçalo Rollemberg Leite e orla de Atalaia.
O objetivo da campanha é cadastrar as crianças e adolescentes em situação de rua, encaminhando-os aos programas sociais desenvolvidos pela PMA e outros parceiros da sociedade civil. Outro objetivo da abordagem é distribuir panfletos educativos que conscientizem a população sobre a importância de não sustentar a mendicância através da esmola, além de divulgar o Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. “É necessário que a população se sensibilize para a questão, ao invés de dar esmolas, contribua para o Fundo”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Maria da Conceição Vasconcelos.

Parcerias
Participam como parceiros da prefeitura neste trabalho o Ministério Público, o Juizado da Infância e da Juventude, Conselhos Tutelares e de Direitos, SOS Criança, Polícia Militar, a Coordenação Cidade Criança, a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, a Associação Comercial de Sergipe e a Igreja Católica. “Esse é um momento histórico em Aracaju pelo fato de conseguirmos iniciar essa campanha com articulação de entidades que trabalham voltadas para a atenção da criança”, afirma o coordenador executivo da Rede Cidade Criança, Rubens Cláudio Silva.
Serão seis equipes trabalhando durante todo o dia, em cada turno atuarão dois grupos itinerantes, percorrendo os roteiros definidos. As equipes serão compostas de dois técnicos de assistência social, um educador social, um conselheiro tutelar, um comissário de menores e um guarda municipal ou policial militar.
Durante a abordagem, as crianças e os adolescentes serão encaminhados ao plantão de apoio à campanha montado na SMASC. No espaço, técnicos da secretaria e do SOS Criança realizam o cadastramento dos menores.
Na próxima segunda-feira, dia 11, os participantes envolvidos se reúnem para uma avaliação do trabalho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.