[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As equipes de agentes de combate à dengue da SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, continuam visitando residências para orientar e eliminar os focos do aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Quatro agentes, um supervisor de campo e um supervisor geral estão realizando o trabalho de prevenção no bairro Luzia.
De acordo com a agente Maria Lúcia dos Santos, que trabalha há dois anos na região, as visitas de inspeção às casas são feitas regularmente a cada dois meses, o que facilita a prevenção. “Os moradores já conhecem a gente e não impedem o nosso acesso”, disse.
Todas as residências são cadastradas e ao final de cada semana de trabalho acontece uma reunião de avaliação dos resultados obtidos. No boletim, como é denominado, são anotados o número da residência e as medidas que foram tomadas, como aplicação de inseticida e limpeza das lavanderias.
Para Maria Lúcia a prevenção é sempre a melhor saída. “A gente precisa convencer o morador a eliminar os focos de reprodução do mosquito, limpando as caixas d´água, as lavanderias e prestando atenção a pequenos detalhes como uma planta no jardim, um pneu velho e até mesmo uma tampinha de garrafa. Cada um deve se conscientizar e não deixar água acumulada”, ressalta.
Segundo a agente, muitas pessoas acreditam que o carro fumacê é a solução para o problema, mas ela faz um alerta. “O carro ajuda, mas não resolve. O que resolve mesmo é cada um fazer a sua parte para que a gente consiga se livrar de vez da dengue”, afirma.
A dona de casa Maria Ormagy da Silveira, moradora do bairro Luzia há 30 anos, disse estar satisfeita com o trabalho da Prefeitura de Aracaju. ”É muito bom porque eles ensinam a gente a evitar que o mosquito se desenvolva. Graças a Deus, aqui em casa ninguém teve dengue ainda”, disse.
No período da tarde, soldados do Exército também se juntam aos agentes, colaborando com o trabalho de erradicação do mosquito. Os militares que já foram treinados atuam na inspeção das casas enquanto outros acompanham o trabalho desenvolvido para aprender as etapas da rotina de visitação.
Durante a visita, o agente de saúde pendura uma bandeira amarela na entrada da residência para indicar que a inspeção está sendo feita. “A bandeira serve para identificar o agente e facilitar o trabalho de supervisão da equipe”, explica Maria Lúcia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.