PMA capacita funcionários do Aracaju Previdência através do Gespública
O objetivo é preparar as organizações públicas que aderem ao Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização para a implantação de ciclos contínuos de avaliação e melhoria da gestão, capacitando o servidor público para atuar como consultor interno em ´Tecnologia de Gestão Pública´. Ao final do curso o funcionário estará apto a realizar um planejamento da melhoria de gestão, atuar como facilitador do processo de auto-avaliação, elaborar e monitorar um plano de melhoria.
De acordo com o coordenador do Núcleo Estadual da Gespública, Jairo de Jesus, a instituição que adotar o Programa sairá na frente de outras empresas, ganhando em melhoria na qualidade de atendimento ao cidadão e nas práticas de gestão. “Com funcionários capacitados e qualificados teremos cidadãos satisfeitos e bem atendidos. Por isso acreditamos no slogan do programa: ´É preciso ser excelente, sem deixar de ser público´. É isso o que buscamos”, informa.
Os 22 participantes do Curso estão tendo contato com noções de liderança, estratégia e planos, cidadão e sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados, todos dentro do sistema de auto-avaliação continuada de Gestão Pública. O curso é gratuito e, ao término, todos estarão certificados.
Para a presidente do AjuPrev, Rosângela Santana, a importância da implantação do Programa de Gestão Pública e Desburocratização é otimizar o funcionamento da máquina pública em função de melhor atender o usuário, oferecendo um serviço de excelência possível e real. “A partir da implantação do Programa no AjuPrev ganhamos em rapidez, eficiência e agilidade nos processos, transparência nas ações, atendendo ao princípio da publicidade e, por fim, uma maior gestão participativa”, acrescenta.
O Programa
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização existe há 16 anos e foi criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Disponibilizado para órgãos Federais, Estaduais e Municipais, é destinado a servidores da Administração Direta/Indireta, do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, possui um Comitê Gestor em Brasília composto por sete ministros e 10 organizações públicas, tendo tido maior abrangência a partir de fevereiro de 2005, através do Decreto Nº 5.378/23.02.2005, que garantiu estrutura formal ao Programa. Em Sergipe, o programa ganhou maior adesão por volta de três anos, já tendo 38 empresas parceiras.
Informações: (79) 3218-7858.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]