PM cria núcleo de atendimento psicossocial para a tropa
Pela primeira vez na história, os soldados da Polícia Militar de Sergipe e seus familiares contam com o atendimento exclusivo e especializado de psicólogos e assistentes sociais. O objetivo é prestar um serviço diferenciado a esse público, que está diretamente mais exposto aos desgastes da atividade policial e à violência. Somente nos meses de novembro e dezembro, foram atendidos cerca de 30 casos diversos, que incluem atendimento no consultório e visitas domiciliares.
Diariamente, uma equipe de 10 profissionais e estagiários de Serviço Social e Psicologia se reveza no recém criado Núcleo de Atendimento Psicossocial, instalado no Hospital da Polícia Militar. O grupo é formado por policiais militares com formação acadêmica nas duas áreas e que dão plantões voluntários fora do horário de serviço. Entre os participantes está o soldado Thiago Rodrigues, da equipe de psicólogos. "Cada um de nós doa uma determinada quantidade de horas por semana para atender o público", comentou.
Para o major William Nascimento, que coordena os assistentes sociais, a iniciativa só foi possível com o suporte do comando da PM, que se sensibilizou com a necessidade da tropa e está apoiando o Núcleo. "Também contamos com suporte da Secretaria de Estado da Saúde e dos conselhos regionais das duas categorias", lembrou.
Segundo o supervisor geral do núcleo, Júlio César Hoenisch, o policial militar passa por situações que geram muitos conflitos internos e com outras pessoas no ambiente familiar e de trabalho. "Isso precisa ser trabalhado, com acompanhamento e atenção necessária", explica Hoenisch, psicólogo e professor universitário.
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Setor de Ambulatório do Hospital da PM. O endereço é rua Minas Gerais, número 600, bairro Santos Dumont, em Aracaju. O atendimento também acontece na casa do usuário, quando este está impossibilitado mental ou fisicamente de ir ao Núcleo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- PM cria núcleo de atendimento psicossocial para a tropa – Foto: Ascom/PM