[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Extraordinária de Participação Popular, inicia na próxima terça-feira, dia 1º de julho, a partir das 19 horas, as plenárias do Orçamento Participativo. As reuniões se estenderão até o dia 28 de agosto (veja cronograma geral em banner da página principal). O Bugio será o primeiro local a receber as plenárias.
Implantado na gestão do prefeito Marcelo Déda, com o objetivo de envolver a população nas decisões sobre os investimentos dos recursos municipais, o Orçamento Participativo completa agora dois anos de atividade.
Para este ano, foram traçados três objetivos: avaliar o Orçamento Participativo nesses dois anos de existência; eleger os delegados para o próximo biênio e escolher as demandas dos bairros. A outra novidade em 2003 é que quase todos os bairros terão sua própria plenária. Nos dois primeiros anos eram 15 plenárias, cada uma agrupando cerca de cinco bairros. Com esse desmembramento o número de reuniões dobrará.
Segundo o secretário Extraordinário de Participação Popular, Anderson Farias, ao dobrar a quantidade de plenárias será oferecida uma divisão justa no número de delegados de cada bairro no Orçamento Participativo. A cada 20 participantes de um bairro nas reuniões é eleito um delegado. Por exemplo, se ocorria uma plenária no Augusto Franco, que abrangia os conjuntos Orlando Dantas, São Conrado, o bairro Farolândia, e outros circunvizinhos, era pouca a participação de moradores dessas localidades, em virtude do deslocamento, com isso, o número de delegados desses núcleos habitacionais ficava restrito.
Os números do Orçamento Participativo em Aracaju são surpreendentes. Mais de 15 mil pessoas já participaram das plenárias. Com as mudanças apresentadas pela Secretaria de Participação Popular aguarda-se que o número de delegados cresça para mais de 300. Hoje, o número atinge 162 delegados. “O Orçamento Participativo está em processo de crescimento. Vai se ajustando com o tempo”, afirmou o secretário.
Anderson Farias explicou que a Secretaria de Participação Popular busca uma função muito maior dentro da administração municipal. Ele frisou que a secretaria já assinou contratos com instituições públicas e Organizações Não-Governamentais para capacitar delegados do OP e líderes comunitários.
A Secretaria de Participação Popular promoverá também nos meses de setembro e outubro as plenárias temáticas e capacitação de delegados, respectivamente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.