[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe esteve presente durante a 17ª Plenária de Conselheiros de Saúde, realizada entre os dias 9 e 10 de julho na capital federal. O encontro reuniu cerca de 1.500 conselheiros de todo o país. Sergipe enviou uma delegação de 20 conselheiros estaduais e municipais.

 Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros conselheiros, conhecendo a realidade dos conselhos de outros estados. O encontro, realizado a cada dois anos, foi criado pelos próprios conselheiros de saúde e tem como objetivo debater temas relevantes, como o financiamento da Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), além do papel do conselheiro dentro dele.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), José Dias Junior, que representou a Secretaria de Estado da Saúde na plenária, um dos principais debates foi em relação ao papel do conselho durante as eleições municipais.

 “Os conselhos têm um papel fundamental no controle social, também na área da saúde. Por isso é tão importante garantir a paridade nos conselhos municipais, com 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores e prestadores. Como os cidadãos são os principais destinatários dos recursos aplicados, a participação da comunidade é muito importante e tem todo o apoio da gestão estadual, a exemplo de todo o suporte que permitiu a participação dos conselheiros nesta Plenária”, afirmou.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.