Plantando a vida: Parque da Sementeira vai receber plantio em mais oito áreas de reflorestamento
O plantio marca também o Dia da Árvore e início da Primavera, com o objetivo de presentear a população com uma área verde em pleno centro urbano que permita a integração do meio ambiente e dos cidadãos para a prática de caminhadas, atividades esportivas e recreação. O ato de plantio das mudas terá a participação de 554 convidados, entre pessoas envolvidas com o meio ambiente, seja ocupando cargos públicos ou ambientalistas, alunos de escolas do município e crianças assistidas pela Secretaria Municipal de Saúde através do CAPS Vida.
Para o diretor-presidente da Emsurb, João Andrade Vieira, o projeto de reflorestamento é uma manifestação de amor à cidade e preocupação com o futuro dos cidadãos, por se tratar da criação de uma reserva arbórea que recompõe a flora original que um dia foi parte da cidade. “O crescimento urbano muitas vezes acaba por agredir o meio ambiente, a especulação imobiliária algumas vezes não contempla a preservação ambiental no espaço urbanístico. E a Prefeitura de Aracaju mostra que trabalha nesta contramão da agressão ao meio ambiente através dos projetos em defesa do meio ambiente. Um deles é o Projeto de Reflorestamento do Parque Augusto Franco, que devolve à cidade uma área verde composta por espécies nativas da Mata Atlântica”, opina.
Nos dias do plantio, livretos informativos serão distribuídos aos presentes onde constam ilustrações das 64 espécies plantadas, o nome popular e científico, porte da espécie plantada, localização nos maciços e mapa geral do Parque da Sementeira. O lago e o acesso principal do parque serão contemplados com aproximadamente 50 palmeiras imperiais, majestosas pela sua magnitude e elegância, completado o cenário arbóreo do Parque da Sementeira.
Reflorestamento
O Projeto de Reflorestamento do Parque Augusto Franco teve início em 2005, mais precisamente no dia 17 de março, com o plantio de 150 árvores nativas da Mata Atlântica, em homenagem ao aniversário do sesquicentenário de Aracaju. A segunda etapa do projeto foi implantado no dia 22 de setembro de 2005, Dia da Árvore, com o plantio de 22 mudas de pau-brasil, e a terceira etapa, em 11 de outubro de 2005, foi o plantio do pomar, comemorando o Dia da Criança, com 121espécies frutíferas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Plantando a vida: Parque da Sementeira vai receber plantio em mais oito áreas de reflorestamento – Fotos: Márcio Garcez e Ascom/Emsurb