[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“A população do Sul Sergipano está aqui para definir as linhas de atuação prioritárias que o Governo do Estado deve seguir nos próximos anos”. Foi assim que o titular da secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Oliveira Júnior, deu início à Conferência do Plano Plurianual Participativo (PPA-P). Durante sua fala, o secretário reforçou ainda a importância da consulta popular para a otimização dos gastos públicos.

A Conferência do PPA Participativo acontece durante esta terça-feira, 14, no município de Estância, situado no território Sul Sergipano. O prefeito de Estância, Ivan Leite, ressaltou a importância do planejamento das ações para a administração pública. “Esse ciclo de planejamento é muito importante e torna-se ainda melhor quando o Estado consulta o cidadão para estabelecer suas metas. O progresso dos nossos cidadãos é reflexo das ações de um Estado planejado, participativo, são melhoras nas condições de saúde, educação, estradas, todas as obras que trazem desenvolvimento ao nosso Estado”, ressaltou Ivan Leite.

O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos iniciando no segundo ano de governo e terminando no primeiro ano do governo seguinte. O PPA-P é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas, suas prioridades e suas sugestões.

O subsecretário de Estado de Articulação dos Movimentos Sociais e Sindicais, Francisco dos Santos, falou sobre a importância dos delegados participarem ativamente e contribuir no processo de democracia participativa. Já a delegada do município de Santa Luzia do Itanhi, Janete Nascimento, agradeceu a oportunidade de mais uma vez poder participar do planejamento do governo, falando as prioridades para melhores condições no seu território.

Seguindo a programação, o superintendente de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Marcel Resende, apresentou aos delegados os resultados das conferências anteriores com a apresentação dos investimentos do Governo do Estado no Sul Sergipano. “São obras estruturantes em todos os municípios de Sergipe, cada município tem obras que mudam a vida dos cidadãos”, disse Marcel.

Obras como construção de Clinicas de Saúde da Família; construção de delegacias e casas; aquisição de ambulâncias; entrega de tratores e implementos agrícolas; instalação de energia em povoados; pavimentação; aquisição de transporte escolar; implantação e pavimentação de rodovias; e reforma de matadouros e estádios, que estão concluídas ou em fase de conclusão em todo o território.

A metodologia da conferência levou em conta três eixos temáticos: desenvolvimento social e afirmação da cidadania; infraestrutura produtiva e logística; e desenvolvimento econômico. “O diálogo em cada sala é fundamental para construção coletiva de subsídios para a elaboração do PPA. O diálogo nos permite não só ouvir, mas aprender com as peculiaridades de cada território o que gera desenvolvimento e renda para a população”, explicou a diretora de Planejamento Participativo da Seplag, Fernanda Lopez Cruz. O PPA-P subsidiará a elaboração do Plano Plurianual que será entregue no dia 30 de setembro. A próxima conferência acontece no dia 16, no território da Grande Aracaju, no município de Nossa Senhora do Socorro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.