[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado vai iniciar a discussão de um plano de ação voltado para integrar os ensinos médio e profissionalizante. Para subsidiar os educadores com informações que viabilizem a concretização desse projeto, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) vai realizar na próxima terça-feira, dia 17, no auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dória, um seminário com o tema “Ensino Médio Integrado: Identidade, Legislação, Iniciativas e Perspectivas”.

O evento será aberto pelo secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, e contará com a participação de representantes de secretarias estaduais, de instituições ligadas ao setor produtivo e de economia, do movimento sindical e escolas técnicas. A proposta do seminário é refletir sobre a necessidade de integração entre a formação geral e as atuais exigências sociais ligadas ao setor produtivo, como requisitos indispensáveis para o fortalecimento da cidadania. 

“Para isso vamos discutir um plano de ação para a implantação do Ensino Médio Integrado e conhecer a legislação pertinente ao tema”, explicou Isabel Ladeira, diretora do Departamento de Educação, ressaltando que a educação profissional técnica de nível médio pode ser desenvolvida, segundo o Decreto nº 5.154, de 23 de junho de 2004.

Atividades

Durante todo o dia, os participantes terão a oportunidade de discutir e refletir sobre a necessidade de integração, conhecimento da legislação pertinente e estabelecimento de um plano de ação para a implantação do ensino médio integrado a partir de 2008.

Para apresentar o tema “A Identidade do Ensino Médio e a Proposta de Integração”, a SEED convidou a diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), professora Lúcia Lodi, e o professor Itamar Freitas, da Universidade Federal de Sergipe, autor de artigos referentes às questões do ensino médio.

Já a professora Vânia do Carmo Nobili Silva (MEC) abordará “A Legislação pertinente ao Ensino Médio Integrado”. A professora Ritanael Alcântara, da Seed, também estará dentre os palestrantes. Ela falará sobre “a situação do Ensino Médio Integrado (EMI) em Sergipe: primeiras ações e perspectivas”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.