Planejamento Territorializado Participativo é apresentado em seminário nacional
A secretária de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, participou na última quarta-feira, 2, no Rio de Janeiro do seminário ‘Crise Mundial e Desenvolvimento Regional: desafios e oportunidades para o Brasil’. Durante o encontro Falcón compartilhou com os participantes a experiência de Sergipe no processo de Planejamento Territorializado Participativo, no painel ‘Estratégias de desenvolvimento integrado em estados da Federação’.
Na mesa de debate coordenada pelo diretor de Inclusão Social e de Crédito do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Élvio Lima Gaspar, além da experiência de Sergipe foi apresentada também a experiência do estado do Acre. O seminário foi realizado pela Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o BNDES e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
O principal foco do evento foi estimular o debate em torno dos desafios e oportunidades lançados à economia brasileira pela crise econômica mundial, partindo da premissa de que o fortalecimento da economia nacional passa pelo fortalecimento de estratégias de desenvolvimento regional.
Foram discutidas formas de contribuir com o aprimoramento do planejamento governamental – sobretudo para as políticas regionais e para aquelas que possuem estreita interface com a redução das desigualdades sócio-espaciais -, bem como de dar visibilidade a processos, experiências e ações estratégicas desenvolvidas atualmente sobre a temática.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]