Planejamento técnico fomenta atividades dos museus da Secult
De 16 a 22 de maio, a museologia será a área que estará no centro das discussões culturais devido à Semana Nacional de Museus, evento que ocorre este ano em quase mil instituições, distribuídas em 502 cidades brasileiras, cuja finalidade é comemorar o Dia Internacional destes que são os maiores guardiões da cultura mundial.
Sergipe tem grandes desafios na área, mas também há muito que se comemorar. Comprometida com a valorização da história sergipana, a atual gestão da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) traçou um planejamento técnico com o objetivo de fomentar as atividades nos três museus de responsabilidade da instituição.
“Entendemos que a importância do museu ultrapassa os limites de um simples espaço para abrigar peças antigas e exposições. O que nós da Secult estamos fazendo hoje é ampliar o papel dos museus de Sergipe, dando a eles caráter de instituições educativas, palcos de várias discussões acerca da história e da cultura do nosso Estado. Esse novo conceito vem dando resultados perceptíveis através dos números de visitação nessas instituições”, comenta a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.
No Museu Histórico de Sergipe (MHS), em São Cristóvão, por exemplo, a movimentação de visitantes aumentou quatro vezes, segundo a diretoria da unidade. O Museu de Arte Sacra e o museu Afro-Brasileiro, ambos em Laranjeiras, também registraram um maior fluxo de turistas e sergipanos interessados em conhecer mais a história do Estado. Todas essas unidades são administradas pela Secult.
Planejamento
Mesmo tendo um relevante aumento nas visitações e nas pessoas interessadas em conhecer um pouco mais da história sergipana, guardadas nos museus localizados no Estado, a Secetaria de Estado da Cultura reconhece que ainda há muito que se fazer para que haja de fato um crescimento ainda maior no turismo histórico e cultural em Sergipe.
Partindo deste princípio, a coordenadora de Museus da Secult, Soleide Leão, explica que está em processo de construção um Plano Museológico para as instituições sergipanas. A ferramenta norteará as ações de cada uma das unidades e trará benefícios significativos para o desenvolvimento e reconhecimento da história sergipana para todo o país. “Esse plano é o que cria um cronograma de ações para atuar com a missão da instituição. Percebemos que há uma carência nessa área e cremos que com planejamento e capacitação, o cenário começará a mudar”, fala Soleide.
Programação
A programação da Semana Nacional dos Museus em Sergipe está bastante diversificada. Clique e confira o cronograma de atividades completo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Planejamento técnico fomenta atividades dos museus da Secult – Museu Histórico de São Cristóvão