Planejamento Estratégico marcará ações da Sedetec e de suas vinculadas para os próximos 4 anos
Unificar as ações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e vinculadas com a política do governo Marcelo Deda. Com esse objetivo foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 12, no Centro de Convenções, um encontro com dirigentes da Codise, Fapitec, Jucese, ITPS e SergipeTec (associação civil ligada à Sedetec), a fim de definir o Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos. A iniciativa visa estabelecer metas e objetivos de cada área, em consonância com o plano estratégico traçado pelo governo do Estado e definido durante seminário realizado em março último.
Para o secretário Zeca da Silva o momento é de reunir esforços, a fim de alcançar um objetivo comum. “O governador Marcelo Déda é quem dá o tom e as diretrizes que devemos seguir, e após esse primeiro mandato alguns ajustes precisam ser feitos para que possamos mostrar os resultados positivos à sociedade e principalmente à classe empresarial, a fim de consolidar cada vez mais a política de desenvolvimento do Estado de Sergipe, tendo a Sedetec como grande indutora desse processo, que visa a geração de empregos e renda em Sergipe”, afirma o gestor da Sedetec.
Responsável por iniciar os trabalhos, explicando a metodologia que será aplicada daqui por diante na construção desse planejamento estratégico, o chefe da Assessoria de Planejamento da Sedetec, Maurício Nascimento utilizou recursos visuais como ferramenta para definir os objetivos dessa iniciativa. “Precisamos comungar alguns conceitos, tornar comum as fundamentações apresentadas e apontar os caminhos a serem trilhados, a partir de um modelo de decisão unificado e integrador, que determine e revele o processo organizacional, alinhado à visão estratégica do governo do Estado e assegurando que o que foi planejado seja de fato executado”, disse.
“Enquanto fundação de pesquisa a Fapitec é muito cobrada em termos de resultados e é muito importante que estejamos reunidos nesse momento, a fim de avaliarmos as ações implantadas, definirmos novas ações e priorizarmos aquelas que estejam alinhadas com os objetivos do governo e que tenham resultados mais representativos para a comunidade científica e sociedade em geral”, ressaltou Ricardo Santana, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe.
De acordo com José do Patrocínio, diretor-presidente do ITPS a discussão de um planejamento estratégico é de fundamental importância para se alcançar excelência na gestão. “Completamos um ciclo nesse primeiro mandato de governo, com a modernização de toda infraestrutura do órgão e aquisição de novos equipamentos e agora para avançarmos ainda mais precisamos ter pesquisadores no quadro, a fim de consolidar o ITPS como instituto de pesquisas de Sergipe”, avaliou.
“Não vejo outra forma das secretarias se incorporarem ao plano maior de governo senão fazendo seus planejamentos”, confirmou Décio Portella, diretor-presidente da Codise, empresa vinculada à Sedetec. Com grande experiência na iniciativa privada, o gestor ressalta a necessidade de iniciar o quanto antes essas discussões. “É preciso concentrar as energias em uma única direção, definindo os objetivos que digam respeito ao plano original”, enfatizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Planejamento Estratégico marcará ações da Sedetec e de suas vinculadas para os próximos 4 anos – Fotos: Vieira Neto/Sedetec