Planejamento Estratégico e Participativo ajuda a melhorar a qualidade da educação no município
Ontem, dia 7, devido à identificação e a necessidade de formar uma unidade discursiva, todos os membros da comunidade escolar estiveram presentes nas Escolas de Ensino Fundamental Oscar Nascimento, no bairro Santo Antônio, e Marechal Henrique Teixeira Lott, localizada no bairro América.
Ampliar a unidade de ensino, reduzir o prazo de entrega do livro didático – com aumento de cota de livros -, promover cursos de capacitação em educação especial para professores, pais e funcionários, fornecer atendimento odontológico, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e disponibilizar um espaço fixo para as atividades culturais e de educação física. Essas foram as prioridades definidas na EMEF Oscar Nascimento.
As cinco metas destacadas na EMEF Marechal Henrique Teixeira Lott foram: Reformar todo o corpo físico da escola; oferecer segurança; adquirir material didático e equipamento tecnológico; reativar a biblioteca e; adequar o conteúdo do currículo às necessidades do aluno.
O resultado da integração
No Centro Educacional Ágape, bairro Siqueira Campos, o simples prazer de interar-se nas ocorrências municipais e engajar-se, a ponto de construir um melhor estabelecimento de ensino, fez com que toda a comunidade escolar e local se reunisse, dia 6, no período da manhã, para ouvir os esclarecimentos dos técnicos da Diretoria de Ensino da Semed. Devido a essa integração, as cinco principais metas para 2004 foram traçadas: Disponibilizar biblioteca e sala de vídeos itinerante; adequar os banheiros para os alunos da educação infantil; adquirir equipamentos para armazenar e servir a merenda escolar (armários de cozinha e mesas); adquirir computadores e máquinas de xerox e; revestir paredes e pisos das salas de aula e das áreas livres. Ainda no período da manhã deste dia, uma plenária do Pepe também foi realizada na Escola Rotary Prof. Wilson Rocha, no mesmo bairro.
Com o entrosamento da coordenadora do Grupo de Sistematização do Pepe, Heleonora Cerqueira, no processo interativo das explanações, os cinco pontos principais necessários para a elaboração do Plano de Ação 2004 foram definidos: Iniciar aulas de reforço escolar, promovidas pela Semed; definir o local de funcionamento da Unidade de Ensino; realizar projetos que incentivem a participação efetiva de toda a comunidade escolar (corpo discente, alunos e pais de alunos); modernizar o espaço administrativo e pedagógico e; definir o acompanhamento sistemático do coordenador pedagógico nas atividades desenvolvidas pelos professores.
A possibilidade de externar e avaliar suas experiências vividas, acrescido ao conjunto de recursos utilizados pelos técnicos da Semed, funcionou como válvula para a representatividade de pais, alunos, coordenadores e toda a comunidade do bairro Mosqueiro, na plenária realizada na EMEF José Carlos Teixeira, no período da tarde. As cinco metas definidas foram: Ampliar o espaço físico da escola; fornecer merenda escolar no turno da noite; adquirir material didático pedagógico e permanente (televisão, máquina de xerox, etc); capacitar professores e pessoal administrativo e; aumentar o recurso financeiro repassado para a escola.
Em alguns estabelecimentos de ensino, as plenárias do Pepe tiveram seus dias remarcados. Em todas elas, as explanações e as discussões introdutórias já foram realizadas. Na Escola Municipal Florentino Menezes, bairro Mosqueiro, as questões de avaliação do Plano de Ação 2004 acontecerão no dia 16 de agosto, às 8h. Ainda nesse dia, haverá a avaliação da EMEF Carvalho Neto, no bairro América. Dia 23, será o dia da realização do Pepe na EMEF Anísio Teixeira, bairro Aeroporto.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Planejamento Estratégico e Participativo ajuda a melhorar a qualidade da educação no município – Fotos: Valter Martins AAN Clique na foto e amplie