PGE e SEPLAG apresentaram Sistema e-DOC para representantes do Governo de Alagoas
A Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplag -, recepcionaram, neste mês, uma comitiva do governo do Estado de Alagoas que veio à Sergipe para conhecer o Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos – e-DOC. Estavam presentes a Corregedora-Geral da Advocacia-Geral do Estado, Carla de Oliveira Costa Menezes, a Superintendente de Modernização da Gestão (Sumog/Seplag), Deborah Arôxa, servidores da Seplag, PGE e da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), os representantes do governo de Alagoas: a Gerente de Projetos da ITEC/Alagoas, Eliane Rodrigues Lobo, o Diretor Técnico de Informática, Ricardo Bueno Ayres, o Supervisor, Pedro Maranhão, e o Gerente de Sistemas, Carlos Francisco Ayres.
De acordo com a Corregedora-Geral da PGE, Carla de Oliveira Costa Menezes, a visita de representantes do Estado de Alagoas foi muito importante para Sergipe. “Essas iniciativas de interligação, de termos a oportunidade de trocar experiências, são de extrema importância para o nosso Estado, e para outras cidades que se envolvem”, comentou a Corregedora-Geral. Ela esclareceu que o encontro foi uma forma existente de se verificar as realidades que podem ser aproveitadas pelos gestores de ambos os Estados, e desenvolvidas como projetos indicativos de caminhos e soluções, para problemas que são vivenciados no dia a dia. Ressaltou ainda, a importância da parceria da Seplag nesse projeto.
A Superintendente de Modernização da Gestão (Sumog/Seplag), Deborah Arôxa afirmou, “Sergipe é uma referência na Gestão Eletrônica de Documentos e Processos, é uma mudança cultural muito grande, pois a Gestão sai do papel para o Sistema Digital. Os representantes de Alagoas ficaram encantados com a modernidade e pretendem implementar o Sistema no Estado de Alagoas”, comentou. Ela destacou ainda, o trabalho realizado em parceria da Secretaria de Planejamento com a Procuradoria-Geral do Estado: “A PGE tem sido uma grande parceira, agradeço a presteza do Procurador-Geral, Márcio Leite de Rezende, e da Corregedora-Geral, Carla de Oliveira Costa Menezes, que se mostram sempre alinhados com o desenvolvimento desse sistema e valorizam o projeto como pioneiro no Estado”, concluiu.
No próximo mês de maio, a Seplag receberá outra equipe para conhecer o sistema e-Doc, dessa vez, representantes do Estado de Minas Gerais.
Sistema e-DOC
Baseado no processo de Gestão, o e-DOC Sergipe consiste em um Sistema que abrange, de forma organizada e sistematizada, as atividades de elaboração, edição, digitalização, tramitação e gerenciamento de documentos e processos em meio eletrônico. Confira o decreto estadual nº 26.510/2009, que institui o e-DOC Sergipe.
O sistema alcança todos os órgãos e secretarias que compõem a Administração Pública Estadual, garantindo mais celeridade nos processos. Entre os recursos tecnológicos utilizados para a implantação do e-DOC, está a Solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED, hospedada no Data Center da Emgetis. A solução de GED permite a criação de documento a partir de modelos previamente configurados, bem como o envio e recebimento destes documentos semelhante à lógica do e-mail. Além disso, a solução possibilita a criação de um acervo eletrônico, com consultas e mecanismos de busca mais ágeis.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- PGE e SEPLAG apresentaram Sistema eDOC para representantes do Governo de Alagoas – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag