Pesquisadores discutem estratégias para promover desenvolvimento com uso das TICs
Pesquisadores e representantes de instituições do Brasil, Índia, Austrália, Canadá e diversos países da Europa começaram a discutir nesta quinta-feira, 25, estratégias voltadas para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em benefício do desenvolvimento socioeconômico da população. Os debates integram o workshop CT for Socioeconomic Development, que prossegue até a próxima sexta-feira, 26.
Durante dois dias, os estudiosos debaterão como o uso das TICs pode facilitar o acesso dos cidadãos a serviços básicos, além de políticas de inclusão destinadas a promover o contato da população com esse novo tipo de conhecimento. O seminário é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, Tecnologia e do Turismo (Sedetec), a Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Comissão Européia e o Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (ITPI).
A abertura do evento foi feita pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, que destacou a preocupação do Governo de Sergipe em estabelecer políticas voltadas à inclusão social. “Temos nos esforçado para promover estratégias que consigam pôr fim à exclusão digital e acreditamos que o uso das TICs pode favorecer o desenvolvimento econômico sergipano. Esperamos que a partir deste workshop possam ser firmadas importantes parcerias”, salientou.
Políticas de inclusão
A adoção de políticas de inclusão digital desenvolvidas pelo Governo Federal foi salientada pelo representante da Secis, Roosevelt Tomé. Segundo ele, desde 2003, quando foi criada a Secretaria, já foram implantados em todo o país 350 centros tecnológicos, responsáveis pela capacitação de milhares de jovens. Além disso, já foram criados mais de 800 ambientes públicos de inclusão digital.
Para Miguel González Sancho, integrante da Comissão Europeia, o Brasil tem adotado ferramentas estratégicas de utilização da tecnologia como instrumento capaz de promover transformações sociais. “O país tem colocado em prática importantes ações para a capacitação e promoção da autonomia de grupos excluídos. Temos o desejo de estabelecer e financiar novas práticas que possam cooperar com esses projetos”.
Palestras
A abertura do evento foi marcada ainda por uma sessão de palestras direcionadas às discussões sobre o conhecimento no ciberespaço. À tarde, serão debatidos temas relacionados aos cenários socioeconômicos dirigidos pelo conhecimento. Na sexta-feira as palestras serão voltadas às oportunidades para financiamento de pesquisas pela Comissão Européia, governança e sustentabilidade.
Durante o evento, também serão apresentados alguns casos de sucesso relacionados aos avanços socioeconômicos promovidos pelas TICs em regiões pobres do Brasil e da Índia.
Visita
Na quarta-feira, 24, antes da abertura oficial do seminário, os pesquisadores tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao município de Laranjeiras com o objetivo de conhecer a realidade social, econômica e cultural da região. Lá, eles conheceram o povoado Pedra Branca, a Escola de Ensino Fundamental Dom Pedro II e assistiram às apresentações de diversos grupos folclóricos.
A realização do workshop também contou com o apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e da Prefeitura de Laranjeiras.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Pesquisadores discutem estratégias para promover desenvolvimento com uso das TICs – Workshop Tecnologia da Informação / Fotos: Alejandro Zambrana/Sedetec