[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma nova etapa do levantamento epidemiológico do Programa de Saúde Bucal do Brasil será feita em escolas. A escolha dos estabelecimentos de ensino a serem visitados será feita através de sorteio com todos os colégios das redes municipal, estadual e particular e, a partir do resultado, crianças de 5 e 12 anos serão examinadas.

Recentemente a segunda etapa da pesquisa em Aracaju foi finalizada. Participaram do levantamento oito bairros sorteados: Cidade Nova, Princesa Izabel, Lamarão, Jardins, Santa Maria, Augusto Franco, Inácio Barbosa e Siqueira Campos.

No total, foram visitados 764 domicílios e 342 pessoas nas faixas etárias de 18 a 36 meses, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Todos foram examinados com o objetivo de detectar as necessidades da população no que diz respeito à saúde bucal tanto do município de Aracaju quanto no País. Os relatórios com os resultados dos exames já estão sendo enviados para o Ministério da Saúde e serão englobados ao resultado nacional.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal do município, Ana Márcia Menezes, é importante informar à comunidade que esse trabalho não é de tratamento e sim um levantamento para se conhecer o perfil da saúde bucal no Brasil. Todas as ações do Programa de Saúde Bucal do Brasil serão formuladas a partir desse levantamento. “O diagnóstico fará as ações”, declarou Ana Márcia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.