[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Esteve reunida hoje pela manhã, dia 6, na sede da SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito -, a diretoria do Sinttra – Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju. Na oportunidade o superintendente Henrique Luduvice conversou com o presidente da entidade, João Batista Santos, sobre as reuniões que estão acontecendo entre patrões e empregados, tendo em vista a data base da categoria ser neste mês de março.
O superintendente da SMTT foi taxativo em afirmar que não aceitará qualquer proposta de reajuste de tarifa de ônibus. “Que haja a negociação entre as partes, mas que ela não onere o usuário do transporte coletivo”, disse.
Henrique Luduvice aproveitou o encontro com os dirigentes do Sinttra para dar conhecimento do resultado de uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Padrão, sobre o relacionamento de cobradores e motoristas com os passageiros, em Aracaju e na grande Aracaju.
Perguntado se o usuário teria alguma reclamação a fazer contra motoristas e cobradores, o resultado foi positivo. Em Aracaju 80.1% responderam que não tinham nenhuma reclamação a fazer, contra 19.9%. Em São Cristóvão 85.3% não tem qualquer tipo de reclamação e 14,7% têm. No município de Socorro, 81.6% têm reclamação a fazer, enquanto que 18.4% não.
A pesquisa vai adiante e quer saber que tipo de reclamação o usuário gostaria de fazer contra a atuação de motoristas e cobradores. Em Aracaju: Pára fora do ponto – 2.3%; não esperam as pessoas descerem do ônibus – 2.9%; não têm paciência com crianças e idosos – 0,5%; não fazem o percurso certo – 0,5%.
Em São Cristóvão a mesma pergunta foi feita. Arrastam o ônibus deixando os passageiros nos pontos – 4.9%; correm muito – 1.6%; dirigem sem atenção – 3.2%; são mal educados – 1.6%.
Os usuários de Socorro responderam a essa indagação feita pelos entrevistadores: às vezes não atendem o sinal – 1.8%; andam muito devagar -5.0%; são ignorantes – 4.0%; motoristas mal educados – 4.0%; param fora dos pontos – 7.5%; fogem do roteiro – 2.5%.

Cobradores

Os cobradores também devem ter um melhor relacionamento com o usuário. A pesquisa revelou que em Aracaju, 3.9% dos entrevistados acham que eles são mal educados; em São Cristóvão, 1.6% acham que são ignorantes e em Socorro, 11.2% responderam que são ignorantes.
Perguntado sobre o relacionamento no município de Aracaju, o resultado foi bastante positivo. 34,4% acham que melhorou. A pesquisa ouviu usuário no município de São Cristóvão e o resultado também foi positivo: 57,3% acham que melhorou.
De posse dos dados contidos na pesquisa, o Sindicato vai dar conhecimento à categoria.
No geral, a pesquisa revela que o relacionamento de motoristas e cobradores com o usuário do transporte coletivo na grande Aracaju é excelente, embora a SMTT continuará empreendendo esforços no sentido de implementar melhorias através de formação continuada, utilizando-se das instalações da Escolinha de Trânsito e do SEST/SENAT.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.