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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já concluiu o processo de tabulação da Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), iniciada em fevereiro, com o objetivo de aferir as relações interpessoais, o clima de organização e a responsabilidade do compromisso de todos os colaboradores.

“A tabulação dos dados já está concluída e algumas áreas com uma necessidade maior já estão tendo acesso aos dados”,  informou  o diretor de Logística da SES,  Edwards Oliveira, que coordena a pesquisa. No entanto, segundo ele, oficialmente, agora em abril o resultado do levantamento de campo apontado na pesquisa será apresentado oficialmente pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, aos gestores de cada área, para que possam fazer a análise dos dados.

De acordo com o diretor da SES, isso se faz necessário porque a análise dos dados levantados na consulta deve ser setorial, a partir das constatações e prioridades de cada área. “A análise não pode ser geral, pois cada área tem suas necessidades específicas, devendo por isso  fazer a sua própria avaliação”, disse. Ele citou como exemplo a área de Recursos Humanos, que analisará aspectos específicos sobre o relacionamento entre servidores, bem como entre funcionários e chefias.

A pesquisa

O termo clima organizacional refere-se aos aspectos internos de um ambiente de trabalho e que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos trabalhadores, sendo o indicador do nível de aceitação ou não em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização. Ele faz parte da qualidade do ambiente organizacional, sendo percebido pelos participantes e que influencia comportamentos. O clima afeta diretamente a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho.

A PCO foi iniciada entre os dias 18 e 25 de fevereiro, com o trabalho de campo e distribuição dos formulários com os servidores da sede da SES, das Fundações Hospitalar (FHS), Estadual de Saúde (Funesa) e Parreiras Horta (FSPH), além das unidades a elas  vinculadas. “Esse levantamento incluiu, inclusive,  toda a rede hospitalar  hoje gerenciada pela FHS, como os hospitais regionais”, lembrou Edwards Oliveira.

Ao todo, segundo ele, 2.884 servidores da SES e Fundações, num universo de quase nove mil  funcionários, responderam o formulário distribuído pela coordenação da pesquisa, composto de 34 questões, sendo 30 objetivas e quatro subjetivas. Para fazer a tabulação dos dados, a Coordenação de Tecnologia da Informação (Cotic) desenvolveu um software específico para servir de base de registros dos dados da consulta.

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