[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Corpo de Bombeiros de Sergipe promoveu na manhã desta terça-feira, 3, uma série de eventos para comemorar a semana do bombeiro brasileiro. A principal atividade deste segundo dia de comemorações foi transformar um grupo composto de esportistas, médico, atriz, jornalista e donas de casa em bombeiros por um dia. O treinamento começou com uma formatura no Quartel Central e a prática aconteceu no 1º Destacamento do Corpo de Bombeiros, no Aeroporto de Aracaju.

Os bombeiros de primeira viagem foram recepcionados pelo comandante do 1º Destacamento, tenente Jairo Cruz, e passaram por instruções de primeiros socorros, rapel e combate a incêndio. Segundo a carateca Mariana Dantas, a importância do Corpo de Bombeiros na sociedade é muito grande. "Para mim tudo é novidade. Usar essa farda, estar em forma, enfim, é muito bom estar aqui".

Sob a instrução de um oficial, Mariana Dantas mostrou que está em dia com a forma física e mostrou desenvoltura ao praticar rapel. Os convidados ilustres também se encantaram com os caminhões de quase R$ 1 milhão da Infraero à disposição dos militares, a postura e as fardas da corporação.

Acostumada a interpretar vários personagens no palco, a atriz Tetê Nahas, do Grupo Imbuaça, admitiu que essa será a primeira vez que vai interpretar um bombeiro na vida real. Na oficina de primeiros socorros, Tetê sofreu um acidente de mentira, tudo em nome da aprendizagem. Os convidados aprenderam com o sargento Ademir como realizar os primeiros atendimentos no local de um acidente.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Moura, todos os anos os bombeiros comemoram o aniversário da corporação, trazendo a sociedade para conhecer o que a instituição tem de melhor. O oficial declarou que a estrutura do Corpo de Bombeiros ainda não é a ideal, mas assegurou que as perspectivas de crescimento com bases no interior do Estado fazem parte do Plano Estratégico da Segurança Pública.

Além de Mariana Dantas e Tetê Nahas, também foram convidados o prático Zé Peixe, o médico Almir Santana e o esportista Paulo Bedeu e mais duas convidadas, parentes de bombeiros.

Atuação

Algumas situações em que os bombeiros atuam são em resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres. Além disso, são essenciais nas praias, como salva-vidas e observadores do mar. Os bombeiros também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras, além de realizarem busca e salvamentos em matas e auxiliar na captura de animais, entre outros serviços.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.