[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A troca do piso dos calçadões das ruas João Pessoa, Laranjeiras e São Cristóvão, no Centro comercial de Aracaju, não para de avançar. Já é possível visualizar os desenhos compostos pelas pedras portuguesas que a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) já colocou em vários trechos. A obra, que atende uma reivindicação dos lojistas do Centro e da população aracajuana, está orçada em R$ 530 mil e vem sendo custeada com recursos próprios do município.

Na rua Laranjeiras cerca de 80% do assentamento das pedras portuguesas já foi concluído. Os dois primeiros trechos, entre a Santo Amaro e João Pessoa, já foram feitos, restando apenas um trecho, entre as ruas João Pessoa e Rio Branco. Simultaneamente outra equipe trabalha no trecho que vai da rua Itabaianinha até a João Pessoa, assentando as pedras no calçadão da São Cristóvão.

A nova estrutura dos calçadões do centro da cidade contará também com uma novidade que servirá de orientação para os portadores de deficiência visual. Trata-se do piso tátil, uma linha de lajotas em alto relevo que está sendo colocada na lateral do calçadão próximo a entrada das lojas. A medida permitirá que os portadores de deficiência visual caminhem com mais segurança. Além disso, os calçadões contam também com grelhas em concreto que protegem a rede de esgoto e calçadas de concreto nas portas dos estabelecimentos comerciais.

Todo o projeto arquitetônico que inclui a troca do piso, a mudança dos postes de iluminação e a construção de calçadas de concreto é de autoria do arquiteto Max André Amaral, vencedor do concurso público promovido pela Prefeitura de Aracaju para escolha do novo design dos calçadões.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.