[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade à apresentação do Plano Estadual de Educação (PDE) à sociedade sergipana, o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, esteve na manhã desta terça-feira, 21, em Nossa Senhora da Glória. Foram convidados professores, diretores de escolas e coordenadores pedagógicos, além dos prefeitos municipais e secretários municipais de Educação da região. A palestra começou às 9h, na Associação Atlética Banco do Brasil.

Também foram conhecer o PDE de Sergipe lideranças políticas, religiosas, representantes de organizações e da sociedade civil organizada. O grupo "Projeto Folclore Brasileiro", formado por alunos do Colégio Estadual Cícero Bezerra, fez uma apresentação sobre o folclore sergipano.

Nossa Senhora da Glória, localizada no sertão sergipano, é sede da Diretoria Regional de Educação (DRE 9). Esta regional engloba os municípios de Canindé do São Francisco, Feira Nova, Monte Alegre de Sergipe e Poço Redondo. A rede pública estadual possui 16 escolas.
 
A "Caravana do PDE" está obedecendo a um cronograma de atividades que prossegue até final de novembro. O objetivo é levar ao conhecimento da população sergipana o pensamento e as metas do Governo do Estado em relação ao que será feito em prol da educação pública.

Participação Popular

O Plano de Desenvolvimento da Educação, de acordo com o professor José Fernandes de Lima, só será executado melhor depois que a sociedade conhecer os detalhes e as metas que o compõem. "Estamos apresentando a nossa proposta e ouvindo sugestões para possíveis ajustamentos. Tudo será concretizado com o apoio e a participação popular", afirmou o secretário.

Professor Lima disse que o governador Marcelo Déda quer levar a discussão e o debate sobre a educação estadual para os municípios, as regionais de Educação, as escolas e as entidades representativas da sociedade civil organizada. "Esse é um comportamento que temos que absorver todos os dias. Para o governo, a educação é um fator de transformação social e um direito de todos. Por isso temos que criar condições para que todos tenham acesso a uma escola pública de qualidade", completou o secretário.

O prefeito do município de Nossa Senhora da Glória, José Israel de Andrade (Zico), acredita que, com a execução do PDE, a educação em Sergipe dará um grande salto. "Será um avanço para a educação do Estado e, consequentemente, para Nossa Senhora da Glória" disse o prefeito.

Segundo Zico, Glória contará com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, para viabilizar benefícios na área educacional. O processo foi possível a partir de um termo de adesão assinado em Recife, há algumas semanas, com a presença do ministro da Educação Fernando Hadaad.

Dinamização

O representante do Movimento Sem Terra (MST), Roberto Aragão, afirmou que a educação de Sergipe vai ser dinamizada com a instituição do PDE. Para ele, o programa, que mostra dentre suas diretrizes a preocupação com a Educação do Campo, dará condições de melhoria ao homem da zona rural, impedindo-o de abandonar sua terra, sua comunidade.

Representantes da Igreja Católica da região do sertão também apoiaram a iniciativa da secretaria em levar a discussão sobre o PDE para a sociedade. "É pioneira essa proposta e nós não podemos deixar de contribuir, seja apoiando ou apresentando sugestões", disse o padre do município, Márcio Gonzaga.

O diretor de Educação da Regional, professor José Laudisson Rezende Lima, disse que o PDE vai interessar aos que lidam com a educação em todo o estado. Ele falou que, no caso especial da DRE’9, o Plano vai agilizar, também, ações que garantam a implementação de ensino superior no local, um sonho dos educadores.
 
PDE

O PDE de Sergipe foi lançando em sintonia com o Plano de Educação do Governo Federal. Ele foi apresentado pela primeira vez no último dia 25 de julho, com a presença do governador Marcelo Deda e do ministro da Educação, Fernando Hadaad.

Dentre suas estratégias está a inclusão pela educação; o ensino profissional; melhoria da qualidade do ensino; qualificação e valorização de pessoal; democratização e modernização da gestão e articulação e cooperação com as redes municipais de educação e interiorização do ensino superior.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.