[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Semed – Secretaria Municipal de Educação – realizou no sábado, dia 25, pela manhã, no Teatro Atheneu, a Páscoa Coletiva dos alunos da rede municipal. Cerca de mil estudantes participaram do evento, além do secretário municipal de Educação, Ruy Belém, professores, coordenadores e a equipe técnica da secretaria.
De acordo com o coordenador de Ensino Religioso da Semed, Osório Alves Barreto, este ano o tema do evento foi “Por uma Escola sem Males”. Conforme informou, esta é segunda vez que acontece a Páscoa Coletiva e a expectativa da Semed é reunir a cada nova edição do evento um número maior de alunos.
Segundo ele, durante toda a manhã houve um culto macroecumênico, onde todos os segmentos religiosos que se fizeram presentes no evento e se pronunciaram.
Na programação da Páscoa Coletiva, constaram apresentações de coral, canto, jograis, dança, teatro, entre outras manifestações culturais desenvolvidas pelos alunos da rede municipal de ensino.
O secretário de Educação, Ruy Belém, disse que a Páscoa Coletiva é uma atividade muito importante, por se tratar de um evento religioso que traz uma reflexão sobre o mundo, sobre a vida. “É através de iniciativas dessa natureza que vemos a possibilidade de fomentar na criança sentimentos como a sociabilidade, a paz e o amor”, enfatizou.
A diretora de Ensino da Semed, Sandra Beiju, revelou que a Páscoa Coletiva é um ritual educativo e pedagógico, que reúne a maioria das escolas municipais. “Na Páscoa Coletiva, os alunos têm a oportunidade de conhecer a produção artística e cultural que os colegas de outras escolas da rede estão desenvolvendo”, afirmou, ao acrescentar que o evento também é importante para o fortalecimento dos laços de afetividade e pedagógicos, a troca de experiências, entre alunos, professores e coordenadores das diversas unidades escolares do município.
A coordenadora-geral do Centro educacional Ágape, Marta Maria Rodrigues de Godoy, disse que foi muito importante para a escola que dirige participar da Páscoa Coletiva, porque tanto os alunos como os funcionários tiveram a oportunidade de se confraternizar, de realizar uma busca maior da presença de Deus. “Essa busca incessante é o que nos dá força para continuarmos nesta luta do dia-a-dia com as nossas crianças”, afirmou, ao comentar que participar do evento foi muito significativo para todos os que integram o Ágape.
O estudante da 3ª série do ensino fundamental do Centro Educacional Ágape, Anderson Cerqueira Borges, 13, disse que gostou muito de participar da Páscoa Coletiva. “Achei bom porque cantei e pude assistir várias apresentações culturais”, comentou. Já Acácia Santos Menezes, 12, aluna da 3ª série do Ágape, revelou que foi muito bom participar da Páscoa e gostaria de voltar outras vezes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.