[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante toda a terça-feira, 27, e quarta-feira, 28, estudantes de museologia, museólogos e gestores de museus se encontram no ‘Conexões Ibram’, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e que é realizado, em Sergipe, através de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Na programação do primeiro dia do evento, três palestras foram apresentadas e levaram para os participantes um pouco da realidade da gestão de museus no Brasil e os avanços que precisam ser implementados em Sergipe.  “Todos os temas que estamos tratando são muito relevantes para os museus do nosso Estado, e acredito que ao final do evento teremos um saldo muito positivo com todos os participantes”, destacou a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana.

Entre os participantes que assistiam concentrados a cada palestra, o sentimento de satisfação era unânime. “Este evento esclarece muito a respeito da gestão de museus, uma área um pouco carente entre nós. Espero que muitos outros eventos como estes aconteçam, nos ajudando cada vez mais a nos capacitar e a nos encontrar com outros profissionais da área no Estado”, observou o diretor do Museu da Polícia Militar, Coronel Dilson.

O técnico administrativo, Roberto Araújo, que trabalha no Museu do Homem Sergipano e foi um dos participantes da equipe fundadora da instituição, concorda com a opinião do Coronel Dilson e ressalta que o evento é muito bom para reunir as pessoas da área, além de definir metas e projetos. “Uma das coisas que mais se necessita na área de museus hoje é a capacitação e o planejamento de ações, por isso ficamos muito felizes com a realização do Conexões Ibram aqui no Estado.

Já estudante de museologia, Mônica Silva, expõe por sua vez, a importância do evento enquanto bagagem acadêmica para os estudantes presentes.  “Um evento assim acrescenta mais conhecimento sobre as normas do Plano Nacional de Museus e também nos esclarece mais a respeito da importância do museólogo dentro do museu, afinal, essa também é uma profissão regulamentada e que precisa de respeito como todas as outras”, completa.

Demais atividades

Nesta quarta-feira, 28, as atividades do Conexões Ibram continuam a todo o vapor.Confira a programação:

11h – Palestra com a Prof. Verônica Nunes (Diretora do Museu do Homem Sergipano UFS) com o tema  “Os museus em Sergipe” e com a Prof. Doutora  Janaína Mello  com o tema “O curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe”
12h Almoço
14h Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
15h30 Intervalo
16h GT’S (Grupos de Trabalho) Plano Museológico
18h Encerramento

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.