[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O gingado do Grupo Samba de Coco de Dona Iolanda marcou a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) realizado nesta quinta-feira, 26, no município da Barra dos Coqueiros. Com mais de 100 pessoas, a Conferência reuniu representantes do poder público, de conselhos e da população local para a priorização de 20 propostas e 12 delegados que serão encaminhados à etapa estadual da Consocial, que acontece nos dias 26 e 27 de março deste ano.

Além de autoridades locais, a Consocial/Barra dos Coqueiros contou com o apoio de membros da Comissão Organizadora Estadual (COE), a exemplo de representantes da Controladoria Geral do Estado (CGE), Ministério Público Estadual (MPE), do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), do Tribunal de Justiça (TJ/SE), do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), do Conselho Regional de Administração (CRA/SE) e do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor).

O secretário estadual de Articulação com Movimentos Sociais (Subseas), Francisco dos Santos, o Chico Buchinho, também esteve presente na Conferência e ressaltou o avanço que o Governo do Estado, junto aos municípios sergipanos, tem promovido na questão da qualidade da gestão pública e participativa.

“Na medida em que o controle social é incorporado à população em cada município, se constata um salto muito grande acerca da importância dessa participação popular na Gestão Pública. O controle social sem a participação do povo não tem sentido algum e o que está acontecendo em Sergipe reflete para todo mundo o avanço que o Estado vem desenvolvendo na transparência e no controle social. Pelo que temos presenciado nas conferências municipais, acredito que Conferência Estadual será um sucesso”, observa o secretário.

Engajamento e compromisso

A criação de um Portal da Transparência que retrate as contas públicas do município com registros online e a publicação de um Diário Oficial Eletrônico na Home Page da prefeitura foram algumas das propostas priorizadas ao longo da Consocial da Barra e que refletem  algumas das principais demandas do município.

O prefeito da cidade e presidente da Associação dos Municípios da Barra do Continguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco), Gilson dos Anjos, ressalta que, em sintonia com a Consocial, a Secretaria municipal de Participação Popular tem realizado um forte trabalho de envolvimento dos cidadãos em eventos relevantes para dar voz à sociedade, a exemplo de reuniões com associações, audiências públicas, dentre outras.

“Existe em todo o país uma cobrança da população em relação à participação popular, mas é preciso que os próprios cidadãos se mobilizem também na vida pública de sua realidade. Acredito que essa é uma nova fase para a população da Barra. A partir da Consocial nós vamos implementar uma nova ação dentro de nossa gestão e não tenho dúvidas nenhuma de que o município da Barra dos Coqueiros irá ganhar muito com isso”, garante o prefeito Gilson.

De acordo com o secretário de Controle Interno e coordenador da conferência municipal, Jorge Rollemberg, grande parte do interesse e do engajamento dos cidadãos barra coqueirenses na Consocial foi resultante de um intenso trabalho de mobilização feito no município.

“A Comissão foi em cada órgão e entidade da Barra mobilizar o povo para estimular a participação na Conferência, através da conscientização da importância do evento para o âmbito local, estadual e até nacional. No começo encontramos certa resistência, mas aos poucos estamos caminhando com uma nova organização do poder público, da prestação de contas à sociedade, e tudo isso chama a atenção das pessoas”, explica o secretário Jorge.

Quem aproveitou bastante a Conferência foi o técnico de Planejamento Urbano e taxista Edson Aparecido. Ele foi eleito delegado com o maior número de votos para representar a sociedade civil na etapa estadual da Consocial. “Já venho atuando há bastante tempo junto ao povo da Barra para um eficiente controle social no município. Estou muito feliz pela eleição e representarei a Barra dos Coqueiros da melhor maneira possível na próxima etapa da Conferência”, afirma.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.