[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Sede da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – e da Guarda Municipal, o Parque Augusto Franco, mais conhecido como Sementeira, é um dos locais mais procurados pelas famílias aracajuanas para atividades de lazer durante os finais de semana.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, realiza a manutenção do parque e tem proporcionado infra-estrutura para a realização de práticas esportivas. Segundo o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, o Parque da Sementeira é sempre bem freqüentado aos sábados e domingos por pessoas que procuram tranqüilidade e contato direto com a natureza. “O parque, mesmo cravado no centro urbano, tem a peculiaridade de manter uma área verde privilegiada, onde as pessoas podem interagir com o meio ambiente”, destaca.
Criado em 1980, o Parque da Sementeira possui uma área de 363.442m² e oferece campo de futebol, parque infantil, pista para caminhada e passeios de bicicleta, lago, restaurante e área para piquenique. Como equipamentos básicos, a população tem à disposição churrasqueiras, banheiros equipados com chuveiros e pedalinhos.
Durante a semana, muitas pessoas também procuram o parque para fazer caminhadas pela manhã bem cedo, mas também é utilizado por outras que aproveitam o horário do almoço para descansar. Além de área de lazer para os aracajuanos, o Parque da Sementeira é a sede da Guarda Municipal e dos setores da Emsurb, como o horto florestal – onde são produzidas todas as plantas que embelezam os jardins da cidade – e a Farmácia Viva – um projeto da PMA direcionado à produção de remédios naturais com base em estudos científicos. É na Sementeira que está localizada a Oficina de Papel, um projeto da Emsurb para a confecção de produtos a partir do papel reciclado.
O parque serve também para a execução de diversos trabalhos da Semed com alunos da rede municipal, além de abrigar a Escolinha da Emsurb, local onde são realizados os cursos de Multiplicadores em Educação Ambiental.
O Parque da Sementeira está aberto ao público diariamente, das 6h às 18h, inclusive para passeios escolares. De acordo com Osvaldo Nascimento, no próximo ano, a partir de março, serão plantadas cerca de 500 mudas características da região, tendo como prioridade árvores frondosas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.