[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Localizado na região central de Aracaju e com 377 mil metros quadrados de área verde, o parque Governador Augusto Franco, mais conhecido pelos aracajuanos como Sementeira, atrai a população por proporcionar ar puro em meio à natureza expressamente viva, que ali se encontra, apesar da urbanização que está ao seu redor. Logo cedo, pode-se encontrar várias pessoas caminhando e andando de bicicleta pelo parque. Algumas aproveitam para meditar e praticar inúmeros exercícios físicos, renovando as energias do corpo para passar o restante do dia em equilíbrio em meio ao corre–corre da vida diária. Algumas pessoas também aproveitam o parque para estudar, fazer piquenique e até tirar um cochilo na rede.

Para Leah Damaris, freqüentadora do parque há anos, a Sementeira é um local especial dentro da cidade. “Venho ao parque para caminhar e poder passar um tempo em meio à natureza. A tranqüilidade impera aqui, ao mesmo tempo em que cuido da minha saúde física, cuido da minha saúde espiritual, medito e oro a Deus, sinto a natureza no cantar dos pássaros, na brisa suave do amanhecer. A Sementeira é um lugar especial, e quando ás árvores do bosque crescerem, o parque vai ficar ainda mais bonito”, declara.

Segundo a desbravadora Letície Oliveira, as reuniões do Clube de Desbravadores sempre são realizadas nos finais de semana na Sementeira, e todos gostam. “O espaço aqui é amplo, e nós podemos desenvolver várias atividades. Depois da reforma que teve, melhorou muito, o atracadouro foi reformado, construíram várias trilhas, o campo de futebol melhorou significativamente e agora a gente também conta com uma quadra poliesportiva de verdade”, fala Letície.

“O parque da Sementeira é um lugar seguro, que proporciona um descanso e um lazer para quem vem aqui. A área verde faz com que a gente se sinta até mesmo fora da cidade. Infelizmente algumas pessoas sujam o parque e danificam o patrimônio público. Ainda falta essa conscientização por parte da população, mas a cada dia que passa a gente percebe que o parque está melhor, as novas árvores estão crescendo, e hoje a gente consegue até perceber que a quantidade de pássaros que sobrevoam o parque aumentou”, comenta Tarso Lobo Filho.

De acordo com Helber Andrade, assessor de comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o parque da Sementeira vem sendo mantido em seu estado quase natural ao longo dos anos, e por isso se tornou uma área privilegiada da cidade por conseguir agregar um espaço físico no coração de Aracaju. “Os outros dois parques que existem na capital são áreas construídas. A sementeira se caracteriza como uma área verde, por ser uma reserva natural. E é isso que atrai a população”, ressalta Helber.

A limpeza e manutenção do parque é executada por uma equipe de dez homens, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que trabalha diariamente com os serviços de roçagem nos campos, retiradas de cocos, limpeza das árvores, pintura dos meios fios, varrição e capinagem, permitindo que a Sementeira se encontre sempre limpa e bem cuidada, fazendo com que todos aqueles que passem por lá tenham uma sensação de bem-estar.

Desde 2005 foi deflagrado o projeto de reflorestamento do parque, com a reintrodução de espécies naturais da Mata Atlântica. Ao longo desse tempo, várias solenidades de plantio foram realizadas na Sementeira, contando com a presença de pessoas da comunidade e autoridades. Hoje, o bosque do sesquicentenário já conta com 302 espécies de árvores e pomares. Agora, no mês de setembro, em comemoração à chegada da primavera e ao Dia da Árvore, mais uma remessa de mudas será plantada.

Planetário

Em breve, a capital sergipana vai contar com o seu primeiro planetário. A Prefeitura de Aracaju (por meio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia) em parceria com Ministério da Ciência e Tecnologia, e Universidade Federal de Sergipe (UFS), está construindo a Casa da Ciência e Tecnologia da cidade de Aracaju (CCTECA) dentro do parque Governador Augusto Franco. O local foi escolhido por ser uma área importante da cidade, de preservação ambiental e de fácil acesso para a população aracajuana. O CCTECA está dividido em três blocos, sendo que o principal deles abrigará o Planetário, planejado para receber visitas programadas de grupos de estudantes. A Casa da Ciência e Tecnologia, quando estiver concluída, vai se tornar um importante instrumento de democratização e difusão científico-tecnológica, o que beneficiará o Estado inteiro. No parque Governador Augusto Franco, funcionam também a sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Guarda Municipal.

Curiosidade

O parque Governador Augusto Franco ficou popularmente conhecido como Parque da Sementeira por disponibilizar à população, mudas de várias espécies de plantas. Nos últimos cinco anos, Aracaju cresceu, e com isso o número de praças e canteiros da cidade também. Toda produção de mudas do parque abastece hoje somente a capital. Cerca de 95% das mudas que são plantadas nas áreas públicas da capital são cultivadas na Sementeira; apenas as palmeiras imperiais são compradas. Por esse motivo a Emsurb não faz mais as doações de mudas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.