Parlamentares do Agreste Sergipano avaliam conferências territoriais
Alex Santiago, repórter da Sedurb
Parlamentares do Território Agreste Sergipano que participaram da Conferência Territorial no município de Carira, durante a quinta-feira, 15, fizeram avaliação sobre o evento realizado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
A penúltima das conferências, de uma série de seis, reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e delegados eleitos no processo das conferências municipais e membros da sociedade civil, que, entre outros temas, discutiram políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade, participação e controle no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial.
Vereadores dos municípios de Frei Paulo, Macambira, Ribeirópolis, Moita Bonita, entre outros, participaram ativamente da conferência e contribuíram com novas ideias e sugestões condizentes com a realidade. A Câmara de Vereadores do município de Carira – anfitrião do evento -, esteve presente de maneira bastante significativa.
A presidente da Câmara de Vereadores de Carira, Terezinha Lima de Souza, mostrou-se satisfeita em poder participar. “Apesar de desenvolvido, o território do Agreste Sergipano ainda carece de geração de emprego e renda, uma vez que na maioria das cidades, o empregador maior é sempre a prefeitura. O fundamental dessas conferências é que as cobranças são feitas pela população e, através dessas reivindicações, é que nós enquanto autoridades constituídas podemos formalizá-las e pleiteá-las junto às instâncias competentes”, enfatizou.
Participação
O presidente da Câmara de Vereadores do município de Areia Branca, Gilvan Boaventura, destacou a importância de eventos dessa natureza. “As ações dos últimos anos demonstram claramente a preocupação do governador Marcelo Déda, do governador em exercício Jackson Barreto e da secretária Lúcia Falcón em promover da melhor maneira o desenvolvimento urbano de Sergipe. No entanto, é fundamental que a sociedade se mobilize”, declarou.
O vereador exemplificou alguns problemas que ainda fazem parte da realidade do povo sergipano. “Vemos com bastante preocupação o grande número de casas de taipa que ainda existem em Sergipe, e Areia Branca não fica de fora desse quadro. E, é em momentos como esse que a população deve se unir e discutir problemas dessa ordem, além de outros, como saneamento, saúde, mobilidade urbana, educação, pois, somente participando é que as problemáticas serão discutidas a fundo, sugestões são apresentadas e, depois de pactuadas é que elas podem chegar até as instâncias competentes”, frisou.
A última conferência territorial que compreende o Leste Sergipano e a Grande Aracaju acontece durante toda essa sexta-feira, 16,no Centro de Convenções de Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Parlamentares do Agreste Sergipano avaliam conferências territoriais – Fotos: Eduardo Almeida/Sedurb