Parcerias contribuem com estoque de sangue do Hemose
As campanhas realizadas no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para aumentar o número de doações de sangue em julho, mês de férias escolares, contam com o apoio de parceiros. As ações solidárias que ocorrem anualmente ou mensalmente mobilizam empresas, igrejas, faculdades e escolas que ajudam na divulgação do serviço.
Dentre as instituições que colaboraram este mês com a doação de sangue estão: Cimentos Votorantim, Igreja Adventista do Sétimo Dia e o grupo Amigos do Alto da Boa Vista, do município de Lagarto.
“Devido às campanhas realizadas por esses parceiros, o Hemocentro de Sergipe está conseguindo atender a demanda da rede hospitalar. A origem na redução das doações, durante o mês é causada por viagens familiares e outros fatores externos. Em junho e agora em julho, por exemplo, tivemos os festejos juninos e as paralisações”, pontuou a enfermeira Florita Aquino, gerente da Coleta do Hemose.
Ainda de acordo com Florita, a maioria das pessoas doa sangue apenas para familiares ou amigos mais próximos. “Embora seja solidário, o sergipano precisa ser motivado, estar passando por algum problema na família ou participar de campanhas na empresa ou no órgão que trabalha para efetuar a doação”, salientou.
As campanhas de doação de sangue seguem até o final deste mês com o apoio de outros importantes parceiros a exemplo da Associação Gloriense de Doadores de Sangue e a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Doador
Para ser um doador de sangue, qualquer pessoa pode participar. Basta que esteja bem de saúde, com idade entre 18 e 67 anos e peso acima de 50 kg. Para isso, é preciso que compareça ao Hemose com documento oficial com foto, válido em todo território nacional.
Também é necessário que o doador tenha descansado pelo menos 6 horas na noite anterior, não tenha ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes, nem fumado pelos menos 2 horas antes da doação.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Parcerias contribuem com estoque de sangue do Hemose – Campanha na empresa Cimentos Votorantim / Fotos: Ascom/FSPH