[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realiza nesta quarta-feira, 23, até as 18h, o Curso de Educação Patrimonial do TV Escola, no Convento do Carmo, no município de São Cristóvão. As ministrantes do IPHAN são as especialistas Joseane Paiva Macedo e Rosângela Siqueira e da DITE, as professoras Rita Barbosa e Gilvanda Dias da Silva.

O curso é direcionado a coordenadores, professores e alunos das unidades de ensino da Diretoria Regional de Educação que compreende os municípios de Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga D’Ajuda, Santa Rosa de Lima e Riachuelo. A capacitação totalizará 80 horas de atividades, sendo 32 presenciais e 48 à distância.

O objetivo do curso é apresentar propostas sobre Educação Patrimonial no ensino médio, com vistas a ampliar o trabalho relacionado à conservação e valorização do patrimônio escolar. Segundo a coordenadora do TV Escola Rita Barbosa, a Educação Patrimonial tem a função de desenvolver ações pedagógicas voltadas para o uso e a apropriação dos bens culturais que compõem o acervo patrimonial das cidades, como prédios, danças, fotografia, meio ambiente, entre outros.

"A Educação Patrimonial busca levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento crítico, apropriação consciente e conseqüente valorização de sua herança cultural, possibilitando o fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania", disse Rita Barbosa. Ela destacou ainda que, por meio dessa capacitação, os componentes da comunidade escolar terão condições de elaborar projetos de intervenção social, bem como identificar, resgatar e divulgar todo o patrimônio da comunidade local.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.