[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais uma grande parceria foi firmada em prol da cultura sergipana. Na tarde desta terça-feira, 15, durante um encontro entre a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, e o superintendente do Sebrae/SE, Lauro Vasconcelos, foi firmada um parceria que viabilizará o ‘Proquali Cultural’,  um projeto de qualificação e capacitação de agentes e fazedores de cultura.

O projeto, que já havia sido apresentado anteriormente à instituição, passou por algumas alterações e se tornou mais abrangente e contínuo, visando a capacitação de produtores das mais variadas vertentes da cultura a partir do mês de maio, em Aracaju.

O foco central do ‘Proquali Cultural’ é promover cursos que tratem da gestão e empreendedorismo, além de uma abrangência à economia criativa e demais áreas culturais, como, por exemplo, o audiovisual. Além disso, o projeto dialoga diretamente com um projeto que está sendo formatado entre Secult e Banese, que prevê um financiamento para que agentes e empreendedores culturais invistam em sua arte.

Para a secretária Eloísa Galdino, o Proquali estabelece relação direta com os princípios norteados pela atual política nacional de Cultura, que a vê por sua vertente econômica. “Este projeto converge com uma realidade nacional e com a política de cultura em Sergipe, que preza pela capacitação e a qualificação dos nossos agentes de cultura, na realização de projetos, mas, sobretudo, na mudança de perspectiva da realidade destes produtores. Será um trabalho estruturante da área da cultura, porém em longo prazo, pois, apesar de seu cronograma ir até dezembro de 2011, ele se estenderá pelos próximos quatro anos. Sem dúvida, será uma qualificação fundamental para que os agentes se vejam como parte da cadeia produtiva, dentro das linguagens que cada um trabalha”, disse.

Eloísa ressaltou, ainda, que desde o início de sua gestão, o Sebrae/SE se mostrou um parceiro assíduo e interessado em investir na capacitação e qualificação dos produtores culturais sergipanos. “Neste caso, o Sebrae foi identificado pela Secult como parceiro ideal para o projeto, uma vez que a sua linha de trabalho está relacionada ao estímulo do empreendedorismo e ao fomento da economia criativa. Fomentar esta área é um desafio que a Secretaria quer encarar junto com o Sebrae, que já tem experiência de parcerias que fizeram com que a economia criativa marcasse presença em outros estados, a partir de projetos embrionários como o Proquali Cultural”, apontou a secretária.

“Cultura é um ótimo negócio”

De acordo com o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos, a parceria se torna viável pois o projeto abrange exatamente a área de atuação da instituição que é o empreendedorismo e a economia criativa. “A cultura é um ótimo negócio e o Sebrae entende que é necessário apoiá-la. Às vezes não enxergamos um nicho que precisa de incentivo e a visita da secretária Eloísa nos mostra um pouco onde investir. A parceria sem dúvida está firmada, agora só precisamos finalizar a metodologia de como iremos atuar”, completou.

As áreas contempladas pelo ‘Proquali Cultural’ são: música, artes visuais, teatro, museus, patrimônio, circo, dança e literatura.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.