Parceria entre Seagri e Embrapa implantará Centro Vocacional Técnico
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e suas vinculadas, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec) e a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) estiveram reunidas na quinta-feira, 11, no auditório da Seagri, para traçar diretrizes voltadas à implantação e operacionalização de um Centro Vocacional Técnico (CVT), em Canindé do São Francisco.
O secretário Paulo Viana agradeceu a presença de todos, enfatizando o significado daquele encontro para materializar um instrumento de extrema necessidade e valia para o semiárido sergipano, em razão dos objetivos do CVT e dos desdobramentos no respaldo às atividades agrícolas, não somente dos municípios onde ficará localizado, mas a toda a região. Ele apontou o volume de investimentos localizados naquele território, da parte dos Governos Federal e Estadual, na sua totalidade voltados para as atividades do campo, justificando-se então todo o respaldo que venha lastrear o desenvolvimento de programas e projetos, através de pesquisas, definição de culturas mais rentáveis, focados na agricultura irrigada, que venham consolidar um mercado que garanta e estimule a atividade produtiva, e mude a vida dos agricultores familiares, prioridade do governo Marcelo Déda.
O representante da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Aderaldo de Souza Filho, comunicou aos presentes a determinação recebida da Presidência da empresa, para atender solicitação do secretário da Agricultura de Sergipe, Paulo Viana. Destacou ali estar conjuntamente com a Embrapa Semiárido e Embrapa Meio Ambiente, para uma somação de esforços na direção do CVT, cujo objetivo é a modernização da agricultura irrigada, representando a possibilidade de atendimento a todo o Vale do São Francisco, na capacitação de jovens e irrigantes, sendo possível receber por aqui produtores de Petrolina, Pernambuco, tornando Canindé do São Francisco uma referência na especificidade. Asseverou que o CVT teria todo o respaldo da Embrapa na disponibilização de pesquisadores nos segmentos necessários, além de garantir recursos para a implantação conjuntamente à contrapartida do Governo de Sergipe.
Aderaldo Silva garantiu que o CVT será uma experiência ímpar, pois contemplará uma oficina de informática de alta tecnologia, passando a compor uma rede de computadores onde serão treinadas pessoas sobre agricultura irrigada. “Estão previstas estações automáticas permitindo que da própria casa o agricultor possa comandar a irrigação, adubação, como também tomar conhecimento sobre a presença de pragas e doenças. Essa evidência amplia a abrangência do CVT de Sergipe, que sairá dos limites municipais e chegará a outros Estados, tornando-se um CVT mais completo e modelo. E em se tratando de estar localizado no sertão, abriria a possibilidade de que se instale também uma unidade de sequeiro, onde possam ser desenvolvidas tecnologias adequadas a essa própria vertente agrícola. Estaremos em parceria com o Governo de Sergipe até o CVT andar com suas próprias pernas”.
O ouvidor geral do Estado, Luiz Eduardo Costa, presente à reunião, citou aquele encontro como uma noticia extremamente agradável pelo leque de alternativas que se abre para o Projeto Califórnia e os demais que integram a região, notadamente quando se evidencia a positividade do trabalho do governo do Estado, através da Seagri, com a diversificação de cultura bem direcionada que promoveu. “O CVT vai possibilitar, pelo acesso maior à tecnologia, uma vida extraordinária aos projetos, possibilitando uma melhor capacitação para técnicos e agricultores”.
O investimento para a implantação do CVT está orçado em R$ 600 mil, incluindo a participação do Governo de Sergipe, motivando a parceria Embrapa, Seagri, Sedetec e Universidade Federal de Sergipe. Em primeira instância está sendo elaborada a formatação da unidade e das parcerias, e no segundo plano um projeto de recuperação do que existe no local, adaptando à nova realidade, prevendo-se o início das atividades para o segundo semestre deste ano.
Estiveram presentes à reunião, os representantes da Sedetec, Jussara Sant’Anna Alves e Sudnês Barbosa Pereira; diretores da Emdagro e Cohidro, respectivamente Jodemir Pires e João Quintiliano Neto; Embrapa Meio Ambiente, Célia Maria de S. Silva; secretário de Agricultura de Canindé do São Francisco, Adilson Lima Damasceno; gestor da Cohidro em Canindé, José Gomes Filho; e o assessor técnico da Seagri, João Ferreira do Amaral.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Parceria entre Seagri e Embrapa implantará Centro Vocacional Técnico – Foto: Luiz Carlos Moreira/Seagri