[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir de julho de 2008, a força de trabalho ligada ao turismo em Aracaju e outras cidades do Interior de Sergipe será beneficiada com dois grandes projetos encabeçados pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). Os detalhes dos projetos foram discutidos em reunião realizada nesta segunda-feira, 26, entre o presidente da Empresa, José Roberto Lima, e representantes do Senac Sergipe e de entidades ligadas ao trade turístico.

Por meio de convênio com entre a Emsetur, o Senac Sergipe, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira em Sergipe (ABIH) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os projetos promoverão capacitação de mão-de-obra para atender à crescente demanda por profissionais de qualidade no atendimento ao turista e na prestação de serviços em hotéis, pousadas, bares e restaurantes.

Projetos

Através de um projeto piloto, alunos do ensino médio de diversas escolas sergipanas receberão cursos de formação para trabalharem em novos hotéis a ser instalados, principalmente na Orla da Atalaia, em Aracaju. Os alunos capacitados nos cursos serão automaticamente inseridos nos quadros dos novos hotéis.

O outro projeto contempla a realização de pesquisas para diagnosticar demandas por formação profissional em turismo, traçar um perfil da mão-de-obra existente e orientar para cursos de atualização e qualificação.

Segundo José Roberto, o momento é histórico para o turismo sergipano. "Com esses projetos, estamos não apenas levantando as demandas por mão de obra qualificada, como também atualizando profissionais que já trabalham no trade e inserindo jovens recém formados num mercado em plena expansão", declarou.

Opiniões

O gerente da Divisão de Gestão de Unidades do Senac, Marcos Barreto, está confiante na parceria. "A educação qualificada é fundamental para o desenvolvimento de qualquer segmento, especialmente o turismo. E seta parceria envolvendo governo, Senac e empresários com certeza trará resultados positivos", afirmou.

Para o presidente da ABIH, Diego da Costa, a as persepectivas em relação ao projeto são as melhores possíveis. "A rede hoteleira necessita cada vez mais de um número maior de pessoas capacitadas e bem treinadas para desempenhar suas funções, principalmente de atendimento direto, e o envolvimento do Governo do Estado demonstra que é dele também o interesse de receber bem o turista", revelou.

Álvaro Egerland, presidente da Abrasel, afirmou que a expectativa é grande, não só das empresas associadas mas de todos os bares e restaurantes, além dos fornecedores. "O mercado cresce, o turismo se desenvolve e a mão-de-obra especializada se torna cada vez mais escassa. Temos, portanto, um grande desafio nas mãos, que é aumentar a oferta e a qualidade dos profissionais de bares e restaurantes. E esta parceria nos dá muita esperança nesse sentido", comemorou.

Participaram da reunião, também, o diretor de marketing da Emsetur, Saulo Coelho, e a coordenadora de capacitação, Líllian Mesquita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.