[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O trabalho de parceria que vem sendo realizado entre o Pelotão da Polícia Ambiental (PPamb), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) tem fortalecido as ações de fiscalização e monitoramento em todo o Estado. De janeiro a maio deste ano, o pelotão ambiental atendeu a 221 ocorrências, todas elas relacionadas a crimes ambientais. Somente nesse período foram registradas 14 apreensões de extração ilegal de areia e 20 de infrações à fauna. Essas apreensões, executadas pelo Pelotão Ambiental, são realizadas por meio de denúncias e blitz.

De acordo com o coronel da PPamb, Matheus Soares da Silva, a população sergipana tem contribuído com o sucesso das operações. "Através de denúncias realizadas por e-mail e pelo disque-denúncia da Adema e do próprio pelotão, a população tem manifestado interesse de acabar com os crimes ambientais que ocorrem na capital e no interior do Estado", afirmou.

Na captura de animais silvestres, o total registrado foi de 734 apreensões. As estatísticas mostram que o número chegou a 693 aves, como arara, jandaia, azulão, canário da terra, ferreiro, falcão, e o cardeal, entre outras. Entre os mamíferos, num total de oito apreensões, há o tamanduá-mirim e o macaco-prego. O número de répteis apreendidos chegou a 21.

De acordo com o presidente da Adema, Genival Nunes, o trabalho que é realizado pelo pelotão ambiental tem fortalecido a gestão de fiscalização do órgão. "Não só pelo alcance que é feito em todo Estado, mas como também pela capacidade dos profissionais que compõe o pelotão, condição que nós traz confiança em relação ao trabalho da equipe", disse.

O pelotão ambiental é composto por 31 policiais, formando uma equipe multidisciplinar como  geólogos, biólogos e estudantes de Direito, entre outros.

Denúncia

As denúncias para crimes ambientais devem ser feitas através do disque-denúncia pelos seguintes números: (79) 3179-7322 e (79) 3243-2102. O contato também pode ser feito pelo e-mail atend@adema.se.gov.br

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.