Palestras conscientizam mulheres no Dia Internacional
Na manhã dessa sexta-feira, 8, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SEPM), realizou uma ação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, no Centro de Convenções de Aracaju. A campanha ‘Mulher, Saiba Prevenir’ reuniu representantes do poder público, liderança de movimentos sociais e sociedade civil para destacar a importância da prevenção de doenças que afetam diretamente a mulher, além de temas voltados à necessidade do enfrentamento à violência doméstica.
“Precisamos fortalecer as ações do governo para potencializar o que já desenvolvemos no âmbito da Saúde. A sociedade só visualiza a saúde do ponto de vista da assistência, mas somos mais que isso. Promovemos ações de prevenção e promoção à saúde, também com o foco na mulher. Através de ações intersetoriais, como essa campanha, nos tornamos mais fortes para levar a informação e garantir a qualidade de vida das mulheres de nosso estado”, declarou a secretária Estadual da Saúde, Joélia Silva.
Durante a abertura, a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, destacou os anseios do Governo do Estado. “Queremos que as mulheres sergipanas tenham autonomia e que sejam qualificadas para ingressar no mercado de trabalho. Nosso governo quer que elas sejam sempre ativas. Vamos continuar trabalhando sempre juntas para oferecer todas as condições favoráveis”, afirmou.
De acordo com a secretária da SEPM, Maria Teles, “o espaço da mulher hoje ainda é considerado pequeno na sociedade, mas foi conquistado pela luta daquelas que buscaram seus direitos no grito. O compartilhamento de nossos anseios tem sido transformado em políticas públicas, o que faz crescer o comprometimento dos movimentos populares para continuar na luta e se chegar à igualdade social e de gênero”.
Autonomia
A campanha ‘Mulher, Saiba Prevenir’ pretende levar informação às mulheres para que busquem a sua autonomia. Para isso, foram realizadas palestras com as principais temáticas: Enfrentamento à Violência Doméstica, Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama, e Feminização das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids).
“Além de fomentar essa importante discussão, a ação representa um momento de integração entre as secretarias e as lideranças, o que fortalece as políticas desenvolvidas para as mulheres em Sergipe”, destacou a deputada estadual, Conceição Vieira, que prestigiou o evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]