Palestra sobre DSTs/Aids ajuda professores a orientar melhor os alunos em sala de aula
Este curso está sendo realizado em continuidade ao programa Horas de Estudo e tem como finalidade instruir os professores para que transmitam as informações para os alunos da rede.
Cerca de 30 professores participaram da primeira palestra realizada na manhã de hoje, 12, ministrada pelo coordenador Estadual de DSTs/Aids, Almir Santana. O tema abordado foi “DSTs/ Epidemiologia do HIV”. O ministrante da palestra ressaltou que é muito importante essa parceria com as secretarias de Educação e Saúde do Município de Aracaju, principalmente quando se trata da educação e informação para os jovens e adolescentes. “A escola é nossa aliada, pois o maior problema dos jovens é a desinformação. Por isso surgem as DSTs/ AIDS e a gravidez indesejada. E nada melhor do que ter o professor como nosso aliado para prevenção dessas doenças entre os jovens, pois o educador é multiplicador de informações. Ele fará um trabalho continuado em sala de aula,” ressaltou Almir Santana.
A secretária de Educação, Rosangela Santana, aproveitou o momento para lembrar que os professores têm um papel muito importante ao repassar para os alunos informações a respeito de um assunto que é um verdadeiro tabu no Brasil. “Na nossa cultura as pessoas ainda consideram o sexo um tabu”, disse.
Entre os assuntos abordados pelo médico sanitarista Almir Santana estavam: o que fazer para que o aluno tenha a percepção dos riscos das doenças; como se dá a identificação das DSTs e que ela é a porta de entrada para o HIV; os tipos de DST, sintomas, além das razões para o surgimento das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Foram abordados também assuntos ligados ao uso da pílula anticoncepcional, preservativos, dicas de como ensinar aos alunos a tratar um colega que está doente e o que fazer para prevenir que o vírus HIV se alastre entre os jovens.
O palestrante lembrou que cerca de 450 pessoas em Aracaju estão infectadas com a Aids e a faixa etária mais atingida é dos jovens de 20 a 45 anos.
As próximas palestras dos dias 19 e 26 de novembro abordarão os temas: Sexualidade e Adolescência; Uso indevido de Drogas e Redução de Danos; Vulnerabilidade e Prevenção das DST /Aids e Aids na Escola/ Planejamento das ações nas escolas municipais de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]