Palestra realizada pela Emdagro resulta na instalação de 20 hortas
Atendendo a um convite da Prefeitura Municipal de Itabaianinha, através da sua Secretaria de Educação, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou nesta segunda-feira, 11, uma palestra sobre Agricultura Familiar e Alimentação Sustentável para 37 professores e diretores de escolas daquele município.
Coube à nutricionista da Emdagro, Maria Angélica de Andrade Freitas, fazer a abordagem, enfatizando a importância de uma alimentação saudável – com destaque para a agricultura orgânica – e o papel da agricultura familiar na produção de alimentos, respondendo por quase a totalidade de produção para consumo interno: 87% da produção de mandioca; 70% da produção de feijão; 58% da produção do leite de vaca e de cabra; 59% do suíno; 50% da produção de aves e 30% dos bovinos. Como encaminhamento do evento, ficou definido pelo grupo presente a instalação de 20 hortas escolares no município, cabendo a Emdagro a assistência técnica e as sementes.
“Considerando a grande demanda de escola e o número limitado de técnicos, para viabilização e otimização do trabalho, a Emdagro irá utilizar de uma metodologia participativa e de formação continuada”, explicou Angélica Freitas. “A Emdagro e a Secretaria de Educação irão escolher uma escola do município para realizar demonstrações técnicas para instalação da horta. Além disso, vão elaborar um cronograma de capacitação continuada que envolve do preparo do solo à utilização das hortaliças pelas crianças na alimentação escolar. As professoras irão acompanhar essas atividades e reproduzir nas suas respectivas unidades escolares”, completou.
“Trata-se de uma excelente oportunidade para estimular a participação dos pais e professores na formulação, gestão, monitoramento e avaliação de programas destinados a incrementar a produção e estimular hábitos alimentares saudáveis. A experiência com a horta poderá ser trabalhada com as várias disciplinas a exemplo de ciências, matemática, português, história e outras”, enfatizou a nutricionista.
Participaram também da reunião a articuladora da Rede de Agroecológia da Emdagro, Eugênia Ramos, e os técnicos locais da Emdagro, Cláudio Soares Júnior e José Laerte Correa Moura, responsáveis pela capacitação e assistência técnica às hortas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Palestra realizada pela Emdagro resulta na instalação de 20 hortas – Fotos: Ascom/Emdagro