[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aconteceu na manhã da última quinta-feira, 19, no município de Japaratuba, uma reunião envolvendo a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), as secretarias municipais de Agricultura, Educação e Ação Social, sindicatos rurais, associações de produtores e agricultores familiares. Na pauta, foi apresentada uma palestra sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com o objetivo de motivar os produtores a aumentarem a produção de alimentos e, assim, viabilizá-lo no município.
 
A reunião foi proposta pelas secretarias municipais e associações de agricultores após receberem documento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) alertando o município de que as metas do programa estavam aquém do programado. Com isso, a prefeitura de Japaratuba solicitou que o escritório local da Emdagro convocasse os produtores e parceiros para promover o debate sobre o PAA na modalidade doação simultânea com o intuito de elevar os índices do projeto.
 
“Nós fizemos a apresentação de forma a orientar e motivar os produtores para a importância da política pública, uma vez que para que o Programa dê certo é necessário que eles (agricultores) se organizassem e planejassem as etapas de uma produção programada para atender à demanda do PAA doação simultânea”, afirmou Paulo Roberto Barbosa, Gestor Regional de Propriá, que na oportunidade apresentou uma palestra sobre o tema.
 
Segundo Paulo, o município já existe o projeto PPA na modalidade doação simultânea no valor aproximado de 500 mil reais, beneficiando 52 produtores familiares, onde toda a produção é destinada à entidades sociais que se encontram em condições de insegurança alimentar, a exemplo de creches, asilos, escolas, dentre outras. “O que queremos é atingir as metas estabelecidas pelo MDA para o Programa”, reforçou.
 
Na oportunidade foi solicitado por parte dos produtores que a Emdagro, juntamente com as secretarias municipais e com os próprios produtores, montassem uma estratégia para viabilizar o aumento da produção de alimentos proporcionando, assim, dar seguimento ao projeto, visando inclusive receber as últimas parcelas do PAA.
 
Doação simultânea
 
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em sua modalidade Doação Simultânea, tem por finalidade o atendimento às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional por meio de doação de alimentos adquiridos de agricultores familiares, organizados em associações e/ou cooperativas, que entregam sua produção diretamente na entidade beneficiada. Os preços pagos pelo programa são de acordo como o valor de mercado atacado local. Negociação é feita entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o produtor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.