Palestra aborda transporte seguro do sangue
Transporte de Amostras, Sangue Total e Hemocomponentes foi o tema da palestra ministrada nesta segunda-feira, 13, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). O evento teve como público alvo os condutores que trabalham nas Agências Transfusionais (AT), localizadas nos hospitais e maternidades públicas que compõem a Hemorrede Estadual.
O principal objetivo da iniciativa foi atender às necessidades de qualificação permanente dos profissionais de saúde que trabalham direta ou indiretamente com a hemoterapia, bem como garantir a biossegurança do servidor, doador e receptor.
A palestra também tratou da resolução nº 57/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe do transporte de amostras biológicas para triagem clínica, sangue e hemocomponentes para transfusão. A resolução inclui a necessidade de registros e documentos específicos dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que estabelece critérios técnicos de embalagem e sinalização relativos ao recebimento, acondicionamento, aferição de temperatura e transporte do sangue.
De acordo com Weber Teles, assessor da Qualidade e Biossegurança do Hemose, os temas abordados trabalharam as questões do ciclo de sangue, transporte, higienização das caixas térmicas, disposição das bolsas, segurança dos profissionais e registros.
“Com essa palestra, os condutores que trabalham nas agências transfusionais passam a conhecer a importância do trabalho deles no ciclo do sangue. A proposta desse trabalho é manter a garantia, segurança e qualidade do sangue até o destino final, que são os hospitais e maternidades públicas”, ressaltou.
Avaliação
Para Lucilea Paixão dos Santos, que trabalha na agência transfusional do Hospital da Polícia Militar (HPM), a palestra foi uma oportunidade de esclarecer dúvidas. “O transporte de bolsas de sangue parece uma atividade comum, no entanto é preciso cuidado para evitar que o produto sofra alterações”, disse.
“No meu caso eu trabalho na agência transfusional do Hospital Santa Isabel, então o transporte das bolsas de sangue é mais rápido. Acredito que depois dessa palestra todos os condutores vão sair daqui sabendo da importância desse trabalho”, frisou Valquimar Mendonça Lobão.
Participaram da palestra funcionários das agências transfusionais do Hospital Universitário (HU), Hospital Cirurgia, Hospital São José, Hospitais regionais de Itabaiana, Lagarto, Propriá, entre outros.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Palestra aborda transporte seguro do sangue – Fotos: Ascom/FHSP