[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No dia 19 de janeiro de 1911, nascia em Itaporanga D’Ajuda o ex-deputado e ex-governador de Sergipe Arnaldo Rollemberg Garcez. Na semana em que completaria cem anos, o Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) recebeu a doação de uma parte do acervo pessoal do ex-governador doado pela sua filha, Maria Augusta Garcez.

Arnaldo Garcez foi deputado estadual de Sergipe em 1933, assumindo a governadoria do Estado de 1951 a 1955. O acervo doado por Maria Augusta é formado pelos objetos pessoais do ex-governador: uma xícara de louça utilizada por Garcez, o óculos de grau do ex-governador, sua caneta, um castiçal de prata utilizado em seu leito, uma imagem de Nossa Senhora das Graças e mais de uma centena de fotografias pessoais do ex-governador.

Para o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Oliveira Júnior, “é imensurável o valor dessa doação para o Palácio-Museu Olímpio Campos. Recebemos objetos pessoais utilizados pelo ex-governador e fotografias que comprovam a utilização desses objetos. Doações como essa enriquecem o conteúdo da história política do Estado de Sergipe, e nos deixam muito felizes”, afirmou Oliveira Júnior.

História de Arnaldo Garcez

Arnaldo Rollemberg Garcez, filho de João Sobral Garcez e de Alzira Barreto Garcez nasceu em Itaporanga (SE) em 19 de janeiro de 1911. Viveu infância típica de menino de engenho, recebendo as primeiras lições da professora Técia Rios, que dava aulas na fazenda Camaçari, completando o curso primário no Grêmio Escolar, de Aracaju (na praça Olimpio Campos, local onde mais tarde foi instalado o Colégio Jackson de Figueiredo), fazendo exames completares no Ateneu.

Orientado pelo seu tio e sogro Silvio Garcez, pai do escritor José Augusto Garcez, Arnaldo Rollemberg Garcez ingressou na política local, filiando-se à União República, partido liderado pelo médico Augusto César Leite. Em 1945, Arnaldo Rollemberg Garcez filiou-se ao PSD, formando ao lado de Leite Neto, José Rollemberg Leite, e outros influentes políticos da transição entre o regime das Interventorias e a redemocratização do Brasil.

Arnaldo Rollemberg Garcez foi o candidato da coligação PSD-PR na eleição de 1950, vencendo ao candidato da UDN Leandro Maciel, com a pequeníssima vantagem de 22 votos, provocando disputa jurídica nos tribunais eleitorais.  No governo, Arnaldo Garcez empenhou-se em realizar obras importantes. Político de muitos mandatos, Arnaldo Rollemberg Garcez foi eleito deputado federal em 1958, e reeleito em 1962, pela coligação Aliança Social Democrática, formada principalmente pelo PSD-PR, e em 1966, já pela Aliança Renovadora Nacional (Arena).

Garcez também foi, por dois mandatos (1983/1987 e 1993/1997) prefeito de Itaporanga, realizando obras essenciais, como o desmonte do morro São Benedito, da entrada da cidade, agenciando a paisagem junto a BR e ao rio Vaza-Barrís, e a construção do Mercado e de outros prédios públicos, úteis à população itaporanguense.

Fonte da biografia: Luiz Antônio Barreto

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.