[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com um largo sorriso no rosto e a sensação de ter escapado da morte. Este é o semblante de Maria Edna Gomes Medeiros, 24, mãe das gêmeas Eduarda e Marcele que nasceram no início da noite de ontem. Ela é uma das duas mulheres que estavam em trabalho de parto, na cidade de Poço Redondo, um dos municípios sergipanos afligidos pela chuva, e que foram resgatadas ontem, dia 22, pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu –.
O olhar atento às pequenas gêmeas, Maria Edna expressa o sentimento de vitória. “Estou me sentindo vitoriosa. Ganhei dois presentes”, comemora. Ela destaca a importância do resgate efetuado pela equipe do Samu. “Foi muito importante para mim ter sido resgatada, porque a operação salvou a vida das minhas filhas e a minha também. Eu corria risco de perder os bebês se a equipe não tivesse chegado em tempo”, afirma.
Maria Edna e a adolescente de 16 anos, que estão internadas na maternidade Hildete Falcão, receberam na manhã de hoje, dia 22, a visita dos profissionais do Samu que participaram do resgate. Elas e suas recém-nascidas encontram-se com estado de saúde satisfatório.
A ação da equipe médica mantida pela Prefeitura de Aracaju foi fundamental para o avanço do quadro clínico das vítimas, que foram encaminhadas para a maternidade e para o hospital.
A pequena Eduarda nasceu às 18h43 de ontem, dia 22, com 2.290 kg, a irmã Marcele veio um minuto depois, pesando 2.450 kg. Quanto à criança da adolescente, que teve parto normal, chegou ao mundo às 00:05 desta madrugada. A criança do sexo feminino nasceu com 2.705 kg e encontra-se na UTI Neonatal, em virtude de desconforto respiratório. “O bebê está em observação, mas passa bem e deve sair da UTI ainda na tarde de hoje”, afirma a assessora de comunicação da maternidade, Sílvia Fontes.
A coordenadora de enfermagem, Conceição Mendonça, e o diretor clínico do Samu, Clóvis França, acompanharam a bem-sucedida recuperação das pacientes. “As duas mulheres estão ótimas e os bebês também estão passando bem. Mais uma vez o Samu mostrou responsabilidade, empenho e compromisso profissional, pois não temos hora para desempenhar nossa função”, afirma a enfermeira plantonista.

Compromisso com a vida

Após verificar o estado de saúde das mais novas mamães e dos recém-nascidos, os profissionais do Samu seguiram para o Hospital João Alves, onde visitaram o lavrador Manuel Barros Lima, 51, que foi vítima de uma forte carga elétrica na cidade de Porto da Folha, que também foi resgatado pela equipe do Samu.
“Ele sofreu um choque de alta tensão, politraumatismo e afogamento. Nossa equipe de resgate fez manobras de ressuscitação para que houvesse alteração do quadro”, destaca Conceição Mendonça.
Satisfeita com o progresso do paciente, que está sendo avaliado por um pneumologista e teve acentuada evolução do quadro clínico. “Ele está muito bem, a evolução foi muito boa. Estou podendo ver a resposta do trabalho do Samu, pois a evolução do quadro clínico desse paciente se deve à ação direta das manobras conduzidas por nossa equipe”, ressalta a coordenadora de enfermagem.
“Foi um trabalho de ótimo resultado, evidenciando a qualidade técnica da equipe do Samu. A parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Petrobrás e Infraero foi fundamental para que o trabalho fosse executado”, destaca o diretor clínico do Samu.
Ele afirma ainda que o grupo avançado de resgate do Samu e a equipe da base, localizada no bairro Siqueira Campos, encontram-se em estado de prontidão, para eventuais necessidades de atendimento emergencial. “Estamos prontos para qualquer chamado de urgência, em qualquer ponto do Estado”, finaliza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.