Pacientes do Grupo Mama Fest realizam festejo junino na Oncologia
Um animado cortejo junino formado por mulheres do Mama Fest – grupo formado por pacientes que retiraram a mama devido a um câncer – percorreu algumas alas e enfermarias do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) acompanhado por um trio pé de serra. As pacientes estão em tratamento no Centro de Oncologia da unidade e sempre se reúnem às terças-feiras para trocar experiências ou ter um momento de lazer, com diversas atividades.
A psicóloga Regina Macedo ressaltou a importância da integração do grupo para os momentos de lazer. “Todas as pacientes participam intensamente das atividades realizadas durante todo o ano como bazar, bingo, feira de artesanato entre outras atividades. Essa é muito importante porque trabalha a cultura nordestina e elas se divertem muito”, declarou.
Em tratamento há quatro anos contra um câncer de mama, a dona de casa Edinete Carvalho Freitas, 50 anos, não abre mão dos momentos de descontração. “Isso aqui se transforma em uma terapia. A gente se diverte, participa e não se sente excluída”, informou.
Assim como ela, a paciente Edvan Bonfim, 51 anos, está em tratamento há sete anos e aproveita os momentos das atividades para se divertir e valorizar a vida. “Essas atividades são maravilhosas, não perco por nada. Participo de todas e sinto minha vida renovada. Aqui é uma grande família, com histórias parecidas”, disse.
Programação
Comidas típicas, brincadeiras, sorteio de brindes e balaio junino, além da escolha da rainha do milho fizeram parte da programação que reuniu funcionários, pacientes e acompanhantes. O coral da Associação de Apoio ao Adulto com Câncer de Sergipe (AAACASE), formado pelas pacientes com câncer de mama do Grupo Mama Fest, fez uma apresentação especial.
A paciente Gicelia Correia, 52 anos, participou ativamente de todas as atividades e no final foi eleita a rainha do milho. “Estou feliz em participar e ser eleita. Não deixo a tristeza tomar conta de mim em momento algum. Sou sempre assim muito animada”, enfatizou.
Já a dona de casa Edilde Santos, 66 anos, saiu sorridente com o grande balaio junino que ganhou durante o sorteio. “Eita coisa boa, vou passar bem os festejos juninos. Estou contente porque fui sorteada”, afirmou sorridente.
Integração
A fisioterapeuta Gizelle Martins tem um carinho especial com as pacientes. De acordo com ela, esses momentos integram e divertem as pacientes. “Acho esses momentos de humanização importantes para elas tirarem o foco da doença e pensarem na diversão. Isso ajuda bastante na hora do tratamento, elas ficam mais dispostas”, explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Pacientes do Grupo Mama Fest realizam festejo junino na Oncologia –