[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Dia Mundial da Diabetes é comemorado hoje, 14 de novembro, na intenção de mobilizar as pessoas para o risco da doença. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa “Saúde do Adulto”, vem desenvolvendo atividades que proporcionam a melhoria de vida de pacientes diabéticos. Atualmente, a rede atende aproximadamente nove mil pessoas cadastradas no programa em toda capital. Esse número corresponde a uma cobertura de 175,8% no acompanhamento a pacientes com esse diagnóstico.

O público do programa é composto em sua maioria por pessoas idosas. Mas quem apresentar algum fator de risco como obesidade, tabagismo, sedentarismo, dislipidemia (taxas de colesterol e triglicérides aumentados no sangue), entre outros, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar seu cadastramento.

Segundo a coordenadora do Programa, Ana Débora, o objetivo do programa é oferecer um atendimento que proporcionem a esses pacientes uma melhoria nas condições de saúde, diminuindo o risco dessas doenças. Além disso, o programa incentiva a formação de grupos que desenvolvam atividades junto a esses pacientes em todas as unidades de saúde do município.

Na Unidade de Saúde Walter Cardoso, localizada no bairro Veneza, acontecem reuniões uma vez por semana onde os participantes assistem a palestras, exibição de vídeos e dinâmicas de grupo. “Atividades festivas e passeios também são organizados para ajudar no tratamento”, informa a assistente social da unidade Walter Cardoso, Maria Eudoxia dos Anjos.

Além da assistência especial prestada a esses usuários, que têm um dia específico para realizar suas consultas. Nas reuniões os enfermeiros verificam a pressão arterial e a taxa de glicose no sangue de cada integrante do grupo. Eles fornecem ainda orientações sobre a aquisição dos medicamentos e serviços oferecidos pela Saúde Municipal.

Atividades Coletivas

O Programa Academia da Cidade é mais um exemplo de atividades coletivas desenvolvidas pela SMS. O intuito é combater o sedentarismo, importante fator de risco associado às doenças crônico degenerativas, e incentivar um estilo de vida saudável. A Academia da Cidade tem atuado com sucesso principalmente entre os grupos da terceira idade. Hoje, 15 pólos estão espalhados nos principais pontos da cidade, viabilizando o acesso de usuários a exercícios físicos e orientação alimentar. Em cada pólo as atividades acontecem três vezes por semana.

Grupo de mães´Viver Melhor´

O Grupo é um projeto desenvolvido pelo serviço social da USF Francisco Fonseca em parceria com o núcleo de Psicologia. Reúne 30 mulheres, entre elas, mães do programa bolsa-família e usuárias em tratamento da hipertensão e diabetes, que se encontram todas às sextas-feiras para produzir peças artesanais como: tapetes, bolsas e almofadas feitas com retalhos de tecidos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.