Pacientes de outros estados elogiam atendimento em maternidade
“Um atendimento de qualidade, com muita agilidade. Nunca fui tão bem atendida em qualquer outra unidade de saúde, como eu fui atendida aqui, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes”. Este é o relato da paulista Cássia Andrade dos Santos, que chegou à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) no sexto mês de uma gestação com um quadro considerado de alto risco. Há cerca de um mês, ela deu a luz a sua filha, Pyetra Victória. As duas permanecem internadas na ala verde da unidade, inseridas no “Método Canguru” e apresentam um bom quadro de saúde.
Cássia conta que no mês de fevereiro veio à Sergipe para visitar o seu avô que reside na cidade de Capela, quando começou a sentir contrações. “Fiz o meu primeiro pré-natal na cidade do Guarujá, em São Paulo, e lá pedi uma autorização para viajar. Vim para Sergipe e fiquei hospedada na casa do meu avô, em Capela. Dois dias depois da minha chegada, não me senti bem e resolvi ir até a maternidade de Capela para buscar auxílio médico e ver se estava tudo bem. Foi quando apresentei um quadro de hemorragia e identificaram que minha gestação era de alto risco. Então, fui encaminhada para a MNSL, que é uma referência nestes casos. Aqui me senti acolhida, pois fui bem recebida pelos médicos. A estrutura hospitalar também é ótima”, relata.
Grávida de sete meses e com um caso de alta complexidade, a dona de casa Maria Cineide dos Santos, que é natural de Paulo Afonso, na Bahia, conta que veio buscar auxílio médico em Sergipe por indicação médica.
“Estou no sétimo mês de gestação e estava internada no hospital regional de Paulo Afonso, apresentando um quadro de diabetes. Como o meu caso é considerado de alta complexidade, o obstetra que me acompanhava me indicou a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. E aqui tive uma feliz surpresa. Atendimento de qualidade, sempre com a medicação dada na hora certa, além da atenção de toda a equipe médica. Aqui, sim, me sinto acolhida e segura para fazer o meu parto”, confidencia.
Casos semelhantes ao de Cássia e de Maria Cineide são registrados todos os dias na MNSL. Só no mês de março, deste ano, 61 pacientes de outros estados buscaram atendimento na Unidade. Parturientes dos estados da Bahia e Alagoas procuram auxílio médico em Sergipe, seguidos das grávidas de Pernambuco e Paraíba.
De acordo com o médico neonatologista, Alex Santana, toda a equipe da unidade está comprometida em oferecer o melhor atendimento a mães e bebês. “Durante o período de internamento, nós prezamos pelo atendimento individualizado e humanizado. E isso ocorre também durante as consultas de retorno, acredito que esse atendimento diferenciado faz com que as mães se sintam realmente acolhidas”, explica.
Segundo a superintendente interina da MNSL, Manuela Oliveira, o elogio das pacientes é reflexo e resultado dos bons serviços prestados pela equipe especializada que existe na maternidade. “A equipe multidisciplinar da MNSL oferece um suporte especializado na assistência materno-infantil e isso fica claro nas falas de usuários do SUS que já conhecem outras realidades de assistência pública e faz com que a equipe se sinta motivada a acolher e prestar assistência humanizada”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Pacientes de outros estados elogiam atendimento em maternidade – Foto: Ascom/SES