[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Do diagnóstico à celebração da cura, foi uma longa e difícil batalha que a vida impôs a dona Maria Aparecida dos Santos, de 52 anos. Após descobrir que tinha câncer de mama, lutou com todas as armas que tinha. “Foi com fé, perseverança e amor à minha família que consegui dar a volta por cima”, conta a dona de casa, uma das milhares de vidas salvas no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
 
Maria Aparecida e outras dezenas de pacientes que venceram o câncer após tratamento no maior hospital do Estado foram as grandes estrelas da ‘Festa da Vitória’, evento que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, no Centro de Oncologia, tendo como referência o Dia Nacional do Combate ao Câncer, oficialmente comemorado em 27 de novembro. Além da participação da primeira-dama Eliane Aquino, cerca de 300 pessoas estiveram presentes nesta celebração à vida.
 
O objetivo da festa, além de homenagear os pacientes curados, é estimular quem está iniciando tratamento a continuar a batalha contra o câncer. Segundo Rute Andrade, coordenadora do Centro de Oncologia do Huse, alguns pacientes encaram o diagnóstico da doença como uma sentença de morte. “Nosso objetivo sempre é reverter esse quadro. Quando conseguimos, é muito gratificante”, declarou.
 
Em uma passarela repleta de corações, os pacientes curados desfilaram e esbanjaram alegria. Cada um recebeu uma medalha de ouro, simbolizando a vitória que alcançaram após um longo período de tratamento. “Foi muito difícil, em alguns momentos pensamos até em desistir, mas encontramos aqui no Centro de Oncologia um porto seguro”, disse Acrisio Marino, pai de Sandriele, 11 anos, que se curou de um tumor no intestino.
 
Os depoimentos também emocionaram a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, que marcou presença no evento. Considerada a madrinha dos pacientes com câncer assistidos no Huse, Eliane elogiou o serviço. “Todas as vezes que venho aqui fico muito feliz em ver a forma como esta equipe cuida dos usuários, principalmente as crianças. Sei que aqui as pessoas são bem cuidadas. Esta é uma comemoração que tem imensa importância. Em primeiro lugar, é vital mostrar a estas pessoas que elas podem, mesmo estando na luta contra uma doença grave, vivenciar momentos de alegria e felicidade. E a felicidade tem um poder imenso na vida destas pessoas e, sobretudo, destas crianças”, salientou Eliane Aquino.

Segundo ela, eventos desta natureza têm uma importância imensurável que colaboram até com o próprio tratamento dos pacientes. “Em encontros como esse, ouvindo palavras de apoio de quem já passou e venceu esta luta, são gerados momentos de felicidade. Estes momentos geram sentimentos bons e estes são armas muito poderosas no combate à doença, já que sabemos que o câncer é muito associado à tristeza, problemas e dificuldades. E o que queremos é que estas pessoas se sintam felizes”, disse a primeira-dama.

A secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, acompanhou a visita da primeira-dama e também se comoveu com a sede de vida que os pacientes com câncer demonstraram ter. Além do Governo de Sergipe, apoiaram a ‘Festa da Vitória’ a VCA Transportes, Discar, Flex Hospitalar, BethMed e o vereador Elber Batalha. A Banda do 28º Batalhão de Caçadores também participou da festa.
 
Dados

 
O Centro de Oncologia do Huse possui 10 mil pessoas cadastradas, portadoras dos mais diversos tipos de câncer. Os de maior incidência são: leucemia (crianças), mama (mulheres) e próstata (homens). Cerca de 100 novos casos da doença são registrados por mês no maior hospital de Sergipe. Atualmente, cerca de dois mil pacientes estão em tratamento contínuo no local. Um terço deste total é composto por crianças.
 
Os usuários assistidos no Centro de Oncologia do Huse têm à disposição todos os serviços relacionados ao diagnóstico e tratamento do câncer: quimioterapia, radioterapia, tomografia, além de quadro médico completo e equipe interdisciplinar capacitada e compromissada com o projeto de humanização proposto pela nova coordenação em 2007.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.