[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os cerca de 100 pacientes com hemofilia assistidos pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) começaram a receber nesta quinta-feira, 17, o Fator VIII de Coagulação (proteína derivada do próprio sangue responsável por sua coagulação), um concentrado produzido no exterior e fornecido pelo Ministério da Saúde (MS) a todos os hemocentros do país. O fornecimento deste material estava suspenso há uma semana.

Para solucionar a falta temporária da substância, fundamental no atendimento a pacientes com hemofilia tipo ‘A’, o Hemose havia se adiantado e estava produzindo desde a semana passada o substituto chamado de ‘crioprecipitado’. Contudo, o estoque do Hemose foi abastecido pelo MS com 600 frascos do Fator VIII, que correspondem a 1,2 mil doses do produto.

Para evitar imprevistos ou interrupção do atendimento, o Serviço Social do Hemose já está entrando em contato com todos os pacientes com hemofilia de Sergipe e estados vizinhos que recebem atendimento no ambulatório da unidade.

De acordo com a gerente de atividades médicas do hemocentro, Marimália Andrade, ficou acordado com o Ministério da Saúde que a segunda remessa de doses do Gator VIII deverá ser enviada a Sergipe até o fim de 2009. "O paciente que não procurou atendimento pessoalmente pode ligar para o Serviço Social para agendar o recebimento de sua dose", informa Mariamália.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.