Ouvidoria da Secretaria de Saúde recebe manifestações dos usuários
Uma das ferramentas mais importantes de que os cidadãos dispõem para acessar os serviços de que precisam, a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é um dos setores que mantém contatos mais diretos com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender suas necessidades. Ligada ao Ouvidor SUS do Ministério da Saúde (MS), a equipe de profissionais especializados trabalha diariamente recebendo manifestações da população e encaminhando suas demandas de atendimento.
"A Ouvidoria estabelece um elo de confiança entre o cidadão e o gestor, buscando soluções eficazes para as manifestações apresentadas", informou Taciana Munareto, Ouvidora em Saúde do Estado. De acordo com ela, a finalidade da Ouvidoria é formalizar um canal de comunicação entre o cidadão sergipano e a SES para estabelecer uma relação democrática entre o Governo de Sergipe e a sociedade.
Instituída em Sergipe desde junho de 2004, a Ouvidoria em Saúde recebe uma média de 50 a 70 manifestações por mês, entre as quais estão críticas, denúncias, elogios, informações, reclamações, solicitações e sugestões dos usuários. Este trabalho permite identificar necessidades e eventuais distorções na administração pública, além de buscar soluções para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS.
Como funciona
Por telefone, fax, e-mail, carta ou ainda pessoalmente, a Ouvidoria em Saúde recebe e registra a manifestação do usuário, avalia em equipe a situação comunicada e encaminha a questão à instituição competente. Quando o órgão responsável viabiliza a solução do problema apresentado, a Ouvidoria é comunicada e oferece a resposta ao cidadão.
A partir da reestruturação do setor implementada pela SES, a equipe tem realizado visitas a vários municípios sergipanos para concluir demandas enviadas pelo Ouvidor SUS do Ministério da Saúde como cirurgias de cataratas, medicações de alto custo e viabilização de viagens do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) oferecido pelo Centro de Atenção à Saúde (Case).
"Há uma pessoa do interior que precisa fazer tratamento fisioterapêutico no Hospital Sarah Kubistcheck, em Salvador (BA). Sabendo que ele tem direito ao serviço, nós encaminhamos o caso ao Case e viabilizamos hospedagem e passagens para o paciente e um acompanhante", exemplificou a ouvidora Taciana Munareto.
Para usar o serviço
A Ouvidoria em Saúde central está localizada na Praça General Valadão, 32, Centro de Aracaju. O horário de atendimento ao público é das 8 às 17 horas. Para obter informações sobre campanhas e programas da SES, doenças, medicamentos, orientações, ações e políticas de saúde, ou registrar elogios, denúncias, reclamações e sugestões, os usuários podem ligar para o telefone gratuito 0800-286-3000, enviar fax para o número (79) 3234-9555 ou e-mail para o endereço ouvidoria@saude.se.gov.br .
Além da Ouvidoria central, a Secretaria da Saúde dispõe das 8h às 17 horas de ouvidorias setoriais no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), através do telefone (79) 3216-2646, e na Maternidade Hildete Falcão Baptista, pelo telefone (79) 3226-6343.
"Nossa intenção é implantar ouvidorias setoriais no Case, no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), no Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde de Sergipe (Hemolacen), na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e nas Diretorias Regionais de Saúde do Estado, que compreendem as cidades de Lagarto, Própria, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória e Itabaiana", explicou a ouvidora.
Trotes
Os trotes para o telefone gratuito atrapalham o desempenho do trabalho na Ouvidoria em Saúde do Estado. "Precisamos que a população se conscientize e não passe trotes porque este é um serviço sério que serve para melhorar o atendimento do SUS em Sergipe", enfatizou Elaine do Carmo, recepcionista da Ouvidoria em Saúde. "E quem não conseguir as soluções de que necessita diretamente nas unidades, pode procurar a Ouvidoria em Saúde porque nosso papel é exatamente esse", finalizou o técnico administrativo da Ouvidoria, Valdez Azevedo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ouvidoria da Secretaria de Saúde recebe manifestações dos usuários – Foto: Wellington Barreto